Agenda

Procurar

Palavras chave

Onde

O quê

Quando

  • Evento
    Onde
    Quando
  • Mouzinho: da Ribeira ao Aeroporto
    12
    CASA DO INFANTE
    Até 11 SET 2022

    O geógrafo Álvaro Domingues e o arquiteto Ivo Poças Martins partem da documentação referente à intenção de rasgar a Rua Mouzinho da Silveira no Porto, em 1872, até à atualidade, numa viagem que faz cruzar tempos, lugares, cidadãos e práticas urbanas e socioculturais. Da Ribeira a S. Bento, a Mouzinho ilustra e acompanha as grandes ruturas tecnológicas do seu tempo, produzindo uma espacialidade que durante quase um século contribuiu para fixar um centro, entretanto deslocado da Ribeira para a baixa do Porto. Hoje, do nó da Arrábida ao Aeroporto, passando por Leixões, sucedem-se focos de novas centralidades que se distribuem e se relacionam no novo mapa da urbanização em curso.

    Ver mais
  • DO PLANALTO SE DOBRA A MONTANHA
    Triplex—Palacete Viscondes de Balsemão
    Até 11 SET 2022

    Secreta e silenciosa, como poucas na paisagem da arte contemporânea portuguesa, a obra de Maria Capelo tem vindo a constituir-se como uma lenta e perseverante construção visual e semântica, bem próxima do trabalho poético, entendido como processo de escavação, redução e modulação.  Combinando um escasso conjunto de elementos, entre os quais pontifica a árvore, denominador comum e omnipresente, o trabalho da artista em pintura e em desenho prossegue a milenar tradição paisagística, transversal a toda a produção artística, do Ocidente ao Extremo Oriente.

    Ver mais
  • VENTO ESPESSO
    10
    CASA GUERRA JUNQUEIRO
    Até 11 SET 2022

    O Gabinete de Desenho apresenta a obra de artistas unidos pela prática errática ou sistemática do desenho entendido enquanto modo de projetar e de imaginar — a singularidade. O trabalho de Maria Capelo é secreto por vocação e por convicção. A sua parte de luz, aquela que se dá à visibilidade, é a pintura e o desenho. Ambos afluem e desaguam num denominador comum, uma unidade de medida-padrão, elementar, quintessencial e arquetípica — a árvore.

    Ver mais
  • RADIOSTESIA — CAPTAR, CONDUZIR, COMPREENDER FORÇAS INVISÍVEIS
    Gabinete do Som — Biblioteca Pública Municipal do Porto
    Até 15 OUT 2022

    Após Livros são árvores, bibliotecas são florestas, que inaugurou um novo ciclo de programação na sala de exposições temporárias da Biblioteca Pública, rebatizada Gabinete do Som e pensada como uma extensão da Biblioteca Sonora, o verdadeiro coração pulsante do Museu da Cidade, apresentamos agora Radiostesia [Captar, Conduzir, Compreender Forças Invisíveis].

    Ver mais
  • Douro: Terra e Atmosfera
    11
    EXTENSÃO DO DOURO
    Até 31 DEZ 2023

    Exposição de abertura da Extensão do Douro. A união ancestral do homem com a natureza é convocada nesse voo circular: do céu em direção ao solo  e do solo de volta ao céu.

    Ver mais
  • METAMORFOSES – Imanência Vegetal, Mineral e Animal no Espaço Doméstico Romântico
    4
    EXTENSÃO DO ROMANTISMO
    Até 31 DEZ 2023

    A nova montagem convoca um amplo número de peças que reúne pintura, mobiliário, tapeçaria e têxteis, cerâmica, louças e prataria, assim como outros surpreendentes núcleos da coleção como os conjuntos de leques, papéis recortados e de malacologia e, pela primeira vez, peças da coleção Távora Sequeira Pinto.

    Ver mais
  • Resgate #8 Azulejos no Porto: Jorge Colaço
    12
    CASA DO INFANTE
    18 AGO 2022 15:30–16:45

    Jorge Colaço notabilizou-se na área da azulejaria e é reconhecido pelas suas capacidades inovadoras nos processos e técnicas de produção. Dois dos seus trabalhos mais célebres encontram-se na invicta – os revestimentos azulejares da Estação de São Bento e da Igreja de Santo Ildefonso. Mas o artista tem ainda mais dois trabalhos na cidade do Porto – na Igreja de Santo António dos Congregados e na Capela de Nossa Senhora da Boa Hora de Fradelos. Neste Resgate serão abordados aspetos históricos, simbólicos e iconográficos destes conjuntos, nunca esquecendo a importância da arte do azulejo na difusão de doutrinas e ensinamentos.

    Ver mais
  • OFICINA para os mais novos—À Demarcada! #3
    11
    EXTENSÃO DO DOURO
    20 AGO 2022 11:00–12:30

    Pranchetas na mão? Canetas em riste? Então todos a bordo! Através do desenho e colagem, navegamos pela exposição “Douro: terra e atmosfera” e descobriremos a riqueza que o Douro-rio-região demarcada têm para nos trazer: os seus elementos, paisagens e lugares distintos, seres e comunidades servirão como inspiração e ponto de partida para a criação artística e novos imaginários! No final, um mapa coletivo surgirá diante de nós com muitas novas estórias para contar.

    Ver mais
  • Percurso Especial #2—AO ENCONTRO DAS HORTAS DO VALE DE MASSARELOS
    4
    EXTENSÃO DO ROMANTISMO
    20 AGO 2022 15:00–17:00

    Partindo da Extensão do Romantismo propõe-se a visita a várias hortas no coração da cidade do Porto. Hortas perscrutadas pelo olhar de todos quantos cruzam este território, mas inacessíveis à possibilidade de as experienciar, pelos altos muros que as abrigam e mantêm como redutos de uma ancestral ligação à terra. Abrindo-se especialmente para este percurso, algumas das hortas do vale de Massarelos deixar-se-ão percorrer. Nelas será abordado o seu potencial no fornecimento de serviços gratuitos do ecossistema, fundamental para o equilíbrio do ambiente urbano e melhoria da qualidade de vida das comunidades, assim como a sua importância na economia circular de alimentos e a maior eficiência na gestão dos resíduos urbanos. Paralelamente, o seu importante papel na segurança alimentar de populações vulneráveis, funcionando ao mesmo tempo como ferramenta de saúde física e mental.

    Ver mais
  • OFICINA para os mais novos—Se essa rua fosse minha #4
    12
    CASA DO INFANTE
    27 AGO 2022 11:00–12:30

    Depois da visita à exposição Mouzinho - da Ribeira ao Aeroporto, os participantes são convidados a recriar uma rua à sua maneira. As crianças podem usar a sua imaginação e vários materiais para desenhar os diferentes edifícios que compõem esta artéria. No final, cada criança leva um pedaço dessa rua.

    Ver mais
  • OFICINA para os mais novos—Cápsula do Amanhã #3
    1
    RESERVATÓRIO
    3 SET 2022 11:00–12:00

    E se a arqueologia puder acontecer ao contrário? Todos sabemos que os arqueólogos encontram vestígios de outros tempos e a partir deles dão-nos a conhecer as vivências das pessoas dessas épocas distantes. Estes objetos contam uma história que realmente aconteceu. Mas e se deixarmos aos arqueólogos do futuro vestígios de sonhos e projetos impossíveis do presente? Como será encontrar estas ideias daqui a muitos anos? Já serão uma realidade? Já serão possíveis de concretizar? Ou serão apenas um vestígio de um sonho que aconteceu mesmo?

    Ver mais
  • Visita Orientada—Da Naturalia à artificialia – uma sinergia estética
    4
    EXTENSÃO DO ROMANTISMO
    3 SET 2022 15:00–16:00

    Os Gabinetes de Curiosidade foram locais de aprendizagem universal na Europa do século XVI e XVII. Verdadeiras câmaras de tesouros, refúgios de objetos de diversas tipologias, origens e materiais - dividiam-se potencialmente em grupos - os espécimes naturais (naturalia), as maravilhosas obras de arte (artificialia), os fascinantes instrumentos científicos (scientifica) e as curiosidades exóticas (exotica). A exposição Metamorfoses inclui um pequeno gabinete de curiosidades - sala Cosmos. Nesta, vários artefactos incorporam em si duas dimensões numa perfeita sinergia estética – um encontro harmonioso entre naturalia e a artificialia.naturalia e a artificialia.

    Ver mais
  • Visita Focada — Lacres e Papéis
    4
    EXTENSÃO DO ROMANTISMO
    6 SET 2022 12:30–13:00

    A atração pelo exótico e o gosto por colecionar são característicos do espirito romântico. Essas marcas do romantismo permitiram que chegassem ao espólio do Museu da Cidade coleções surpreendentes e invulgares como uma coleção de lacres e outra de papéis recortados, expostos na nova montagem da Extensão do Romantismo.

    Ver mais
  • OFICINA para os mais novos—Entre o Visível e o Invisível
    10
    CASA GUERRA JUNQUEIRO
    10 SET 2022 11:00–12:30

    Percorrendo aquilo que os trabalhos de Maria Capelo revelam e escondem, vamos usar diversos materiais e experimentar diferentes maneiras de o traço revelar e esconder formas, energias, sentimentos, visíveis e invisíveis. O traço veste-se de preto, nesta oficina!

    Ver mais
  • Resgate #9 As avenidas do Brasil e de Montevideu: memória e identidade patrimonial
    12
    CASA DO INFANTE
    15 SET 2022 15:30–16:15

    Nesta sessão pretende-se dar a conhecer a importância da abertura destas artérias para ligação da Foz do Douro a Matosinhos, bem como do património envolvente à frente marítima do Porto.

    Ver mais
  • OFICINA para os mais novos—Quem Voa Mais Alto? #2
    4
    EXTENSÃO DO ROMANTISMO
    17 SET 2022 11:00–12:30

    Quem voa mais alto, na Extensão do Romantismo? Os pássaros, as borboletas, os poetas ou… os leques? O que nos faz sonhar e voar? Depois de uma visita à nova montagem da Extensão do Romantismo – Metamorfoses – vamos contruir um objeto que voa alto para se deixar balouçar, ao sabor do vento.

    Ver mais
  • OFICINA para os mais novos—Padrão saltitão #1
    2
    CASA MARTA ORTIGÃO SAMPAIO
    24 SET 2022 11:00–12:30

    Uma imagem aos quadradinhos para baralhar, que outras imagens vai dar? Será que conseguimos descobrir nela um módulo para repetir num padrão? As peças da exposição também vão ser inspiração, para em família criarmos um padrão saltitão.

    Ver mais