Agenda

Procurar

Palavras chave

Onde

O quê

Quando

  • Evento
    Onde
    Quando
  • MdC na Biblioteca Popular de Pedro Ivo
    Biblioteca Popular de Pedro Ivo
    Até 28 NOV 2021 18:00

    O Museu da Cidade homenageia agora Pedro Ivo no âmbito da Feira do Livro de uma forma duplamente terna: tornando-a temporariamente uma verdadeira biblioteca – devolvendo, à letra , o espaço ao seu desígnio primeiro, e onde se pode consultar grande parte dos livros que estavam disponíveis ao leitor nos seus dois anteriores períodos.

    Ver mais
  • Curso Breve #6 Corpo e pensamento contemporâneo – dez temas
    Auditório — Biblioteca Pública Municipal do Porto
    Até 28 NOV 2021 18:00

    Neste curso breve concentrado em duas tardes de sábado e domingo, propomos constituir um grupo de trabalho para reflexão em torno de dez grandes temas que percorrem o corpo e o pensamento contemporâneo. Tomando como base o livro Atlas do corpo e da imaginação (edição Relógio d'Água), que atravessa a literatura, e passa pelas artes e a imagem, o escritor Gonçalo M. Tavares parte de textos e metáforas de outros autores e artistas para nos convidar a cruzar e a debruçar sobre o labirinto do mundo.

    Ver mais
  • Curso Breve #5 As 4 idades da Filosofia
    Auditório Biblioteca Municipal Almeida Garrett
    Até 29 NOV 2021 20:00

    Pretende-se com este curso expor, em termos rigorosos mas acessíveis a não-iniciados, as diferentes concepções fundamentais do pensamento características das 4 idades históricas da filosofia, da antiguidade ao presente. Trata-se, portanto, de sobrevoar a história da filosofia, tendo por perspectiva analítica as principais imagens aí suscitadas do próprio filosofar ou, por outras palavras, as principais respostas à questão axial; O que é pensar? O Curso Breve desenvolve-se todas as segundas de novembro entre as 18H e as 20H ao longo de 4 sessões.

    Ver mais
  • Desdesenho
    10
    CASA GUERRA JUNQUEIRO
    Até 2 JAN 2022

    Tendo o desenho como denominador comum, o trabalho de Tomás Cunha Ferreira resulta numa figura híbrida condensada, cuja leitura está em constante transição entre elementos visuais e elementos rítmicos ou sonoros.

    Ver mais
  • Germano Arquivo
    12
    CASA DO INFANTE
    Até 16 JAN 2022

    Germano Silva — o jornalista, divulgador, bibliófilo, colecionador e contador de memórias da cidade — é uma figura incontornável, alguém que não se deixa classificar. Na ocasião do seu nonagésimo aniversário dedicamos uma exposição que apresenta espólio que recentemente doou ao Arquivo Histórico Municipal. Construída com a sua estreita cumplicidade, Germano Arquivo traz para a oralidade esse conhecimento, revelando Germano como um respigador, o eterno curioso, aquele capaz de ligar diferentes campos com um discurso único.

    Ver mais
  • Quando a Terra voltar a brilhar Verde para ti
    4
    EXTENSÃO DO ROMANTISMO
    Até 27 FEV 2022

    Com abertura no contexto da Feira do Livro do Porto, a tematização do mundo natural foi o mote, o modo criativo, a energia, o fogo que alimentou a produção artística e literária romântica e que serve de pano de fundo para a primeira montagem da Extensão do Romantismo. O Herbário de Júlio Dinis em diálogo com desenhos e esculturas de Rui Chafes, Ilda David’, Teixeira de Pascoaes, Manuel Rosa e Lourdes Castro; pinturas murais de José Almeida Pereira, realizadas a partir de obras de artistas ligados ao imaginário romântico; e composição sonora original de Jonathan Uliel Saldanha e Pedro Monteiro.

    Ver mais
  • Douro: Terra e Atmosfera
    11
    EXTENSÃO DO DOURO
    Até 11 MAR 2022

    Exposição de abertura da Extensão do Douro. A união ancestral do homem com a natureza é convocada nesse voo circular: do céu em direção ao solo  e do solo de volta ao céu.

    Ver mais
  • Visitas Orientadas e Marcação de Visitas de Grupo às Coleções e Gabinetes
    Estações MdC
    Até 5 OUT 2022 13:00

    As visitas de grupo têm um tarifário próprio e requerem marcação prévia para mdc.educativo@cm-porto.pt indicando o nome do responsável, o número de visitantes e a característica do grupo.   De terça a sexta, às 12h30, os monitores do Museu da Cidade orientam visitas com a duração de 30 minutos, mediante a apresentação de bilhete para as seguintes gabinetes e estações abertas: Reservatório, Casa Marta Ortigão Sampaio, Extensão Romantismo, Casa Guerra Junqueiro, Extensão Douro, Casa do Infante.

    Ver mais
  • Reservatório
    1
    RESERVATÓRIO
    Até 30 JUL 2023

    O Reservatório é a primeira estação do Museu da Cidade. Reúne artefactos, vestígios e fragmentos encontrados em escavações ou recolhidos de edifícios e monumentos da Cidade, e que integram as coleções municipais. O espectro temporal abrangido por este conjunto de objetos vai da Época Contemporânea até ao Paleolítico, estendendo-se, assim, da História à Pré-história.

    Ver mais
  • Encerramento do MdC na Biblioteca Popular de Pedro Ivo — leituras
    Biblioteca Popular de Pedro Ivo
    28 NOV 2021 11:00–12:30

    No fim de semana de encerramento do Museu da Cidade na Biblioteca Popular de Pedro Ivo, situada na Praça do Marquês, o Ao Cabo Teatro surpreende os passantes e os habitantes daquele jardim da Praça do Marquês com leituras de poemas que constam em livros disponibilizados nesta pequena biblioteca ao ar livre.

    Ver mais
  • Oficina Desdesenhemos #2
    10
    CASA GUERRA JUNQUEIRO
    4 DEZ 2021 11:00–12:30

    Uma oficina a partir da exposição Desdesenho que nos convida ao exercício lúdico e belo de desa-prender o que achávamos que sabíamos sobre o que é desenhar e sobre muitas outras coisas.

    Ver mais
  • Criação e Revolução — Beethoven e Schubert: A Revolução Romântica
    4
    EXTENSÃO DO ROMANTISMO
    4 DEZ 2021 16:00–17:30

    Beethoven e Schubert abriram caminho para um dos períodos mais ricos e emblemáticos da História da Música, o Romantismo, deixando novas perspetivas tanto na forma, como na expressão. Este período trouxe-nos uma música que evocava de uma forma preponderante a emoção, a intensidade ou a intuição das linhas musicais.

    Ver mais
  • In Spiritum — Harmonie du soir, a canção francesa séc. XIX
    4
    EXTENSÃO DO ROMANTISMO
    5 DEZ 2021 18:00–19:30

    No âmbito do In Spiritum — Festival de Música do Porto, que decorre de 1 a 12 de dezembro em vários locais da cidade, a soprano Raquel Camarinha e o pianista francês Yoan Héreau, apresentam o programa Harmonie du soir, a canção francesa no séc. XIX, com obras de Fauré, Debussy e Duparc.

    Ver mais
  • Oficina Herbário de Emoções #2
    4
    EXTENSÃO DO ROMANTISMO
    11 DEZ 2021 11:00–12:00

    O Herbário de Júlio Dinis, na atual montagem da Extensão do Romantismo — Quando a Terra Voltar a Brilhar Verde para Ti dialoga com obras de artistas românticos que nos falam da relação da humanidade com a Natureza, das mais diferentes formas.  Nessa relação a cor e as emoções são uma presença que iremos explorar para criar um herbário de emoções.

    Ver mais
  • Criação e Revolução — Revolução Silenciosa
    4
    EXTENSÃO DO ROMANTISMO
    11 DEZ 2021 16:00–17:30

    Luiz Costa (Fralães 1879 - Porto 1960) foi um músico e compositor verdadeiramente revolucionário no nosso país, especialmente na cidade do Porto. Nesta sessão os Lusitanae Ensemble e a cantora Sara Braga Simões, interpretam Luiz Costa, Giacomo Rossini e Vincenzo Bellini.

    Ver mais
  • Música e Romantismo — Etnografia e Música Portuguesa na obra de Fernando Lopes-Graça
    4
    EXTENSÃO DO ROMANTISMO
    16 DEZ 2021 19:00–20:30

    É no advento que escolhemos interpretar Natais Portugueses (1954) de Fernando Lopes-Graça (1906-1994), na qual a exemplo de muitas outras da sua profícua produção empreende harmonizações de melodias populares portuguesas. O escritor Pedro Eiras é o convidado da sessão, abordando as virtualidades de plasticidade lírica e musical da obra interpretada.

    Ver mais
  • Oficina Desdesenhemos #3
    10
    CASA GUERRA JUNQUEIRO
    18 DEZ 2021 11:00–12:30

    Uma oficina a partir da exposição Desdesenho que nos convida ao exercício lúdico e belo de desa-prender o que achávamos que sabíamos sobre o que é desenhar e sobre muitas outras coisas.

    Ver mais
  • Música e Romantismo — Música e Literatura
    4
    EXTENSÃO DO ROMANTISMO
    27 JAN 2022 19:00–20:30

    A poesia e a música são o mote para uma sessão que conta com a participação da soprano Dora Rodrigues, e a convidada Isabel Pires de Lima. A melodia vocal, as questões de prosódia e linguísticas colocados pela língua portuguesa e pela sua genuína expressão musical estarão patentes na audição das canções de Viana da Mota (1868-1948) e Francisco de Lacerda (1869-1934).

    Ver mais
  • Música e Romantismo — Criação Musical no Feminino
    4
    EXTENSÃO DO ROMANTISMO
    24 FEV 2022 19:00–20:30

    Nesta sessão pretendemos fazer ouvir obras de autoras e compositoras quase desconhecidas do grande público, ao mesmo tempo que se sublinha a presença das mulheres solistas ao piano, reflexo de uma cultura de modernidade pela sociedade burguesa oitocentista. Neste duplo movimento de emancipação, Sofia Lourenço interpreta as compositoras alemãs Fanny Hensel-Mendelssohn (1805-1847), Clara Schumann (1819-1896), e as portuguesas Berta Alves de Souza (1906-1997) e Clotilde Rosa. A juíza conselheira Maria Clara Sottomayor junta-se à conversa.

    Ver mais