GABINETE DE DESENHO

CASA GUERRA JUNQUEIRO

Estação 10

A decorrer

OUT

Desdesenho

08

© Tomás Cunha Ferreira

Tendo o desenho como denominador comum, o trabalho de Tomás Cunha Ferreira resulta numa figura híbrida condensada, cuja leitura está em constante transição entre elementos visuais e elementos rítmicos ou sonoros.

Ver mais

Guardar

Desdesenho, de Tomás Cunha Ferreira é a nova exposição do Gabinete de Desenho na Casa Guerra Junqueiro

Anteriores

ABR

A Obliquação da Gravidade

23

© António Alves

A exposição apresenta um conjunto heteróclito e extenso de construções, máquinas, papagaios voadores, esculturas em madeira, objetos, materiais, documentos, imagens, entre vários outros, que foram produzidos ou que pertenciam a António Veiga Leitão (Porto, 1929 – Caldas da Rainha,  2013).

O seu trabalho constitui-se como uma espécie de cosmogonia, de micro-representação do cosmos, em que o artista tenta recriar as leis universais que regem as relações entre os seres, não sendo por isso estranho que entre os temas a que mais tempo dedicou estejam a astronomia, a aerodinâmica e a sustentabilidade, nomeadamente através de uma forte preocupação com as energias renováveis (em particular eólica e solar).

Ver mais

Fazer

Matérias Sensíveis: Oficina de Papagaios de Papel

Guardar

A OBLIQUAÇÃO DA GRAVIDADE, ANTÓNIO VEIGA LEITÃO

OUT

Cadernos A & B: Prelúdio e Fuga

30

© Antonio Alves

A ação de desenhar e redesenhar consecutivamente, nos esquiços dos cadernos e mais cadernos. Figuras, coisas e outros seres que se experimentam, se escondem e se descobrem no universo de Jorge Feijão.

Ver mais

Guardar

Cadernos A & B: Prelúdio e Fuga, JORGE FEIJÃO

O MdC constrói-se entre o céu e o solo

FEV

Por trás das árvores há um outro mundo

15

© Antonio Alves

Ilda David’ vem construindo há cerca de quatro décadas um universo artístico, em que se cruzam de forma particularmente profícua e estimulante, a imagem e a palavra, a literatura e a pintura.

A exposição reúne um amplo conjunto de desenhos (e algumas gravuras), entre obras recentes e mais recuadas no tempo, cujo denominador comum é a tematização da irredutível diversidade da linguagem da natureza.

Ver mais

Fazer

Escuta

Guardar

POR TRÁS DAS ÁRVORES HÁ UM OUTRO MUNDO. ILDA DAVID’

Escuta Por trás das árvores há um outro mundo