TRIPLEX

PALACETE DOS VISCONDES DE BALSEMÃO | BANCO DE MATERIAIS

Estação 6

Anteriores

MAI

DO PLANALTO SE DOBRA A MONTANHA

27

S/ título, 2017-2021. Óleo s/ tela. 180 x 195 cm © DMF

Secreta e silenciosa, como poucas na paisagem da arte contemporânea portuguesa, a obra de Maria Capelo tem vindo a constituir-se como uma lenta e perseverante construção visual e semântica, bem próxima do trabalho poético, entendido como processo de escavação, redução e modulação. 

Combinando um escasso conjunto de elementos, entre os quais pontifica a árvore, denominador comum e omnipresente, o trabalho da artista em pintura e em desenho prossegue a milenar tradição paisagística, transversal a toda a produção artística, do Ocidente ao Extremo Oriente.

Ver mais

JUN

Cuidar Selvagem: Arquiteturas de Amor e Correspondência Cuidar Selvagem

17

Ruin Academy, (Taipei, Taiwan 2010 -)/ Marco Casagrande / Um centro independente de pesquisa arquitetônica cruzada no Núcleo Urbano de Taipé, Taiwan. Uma cooperação entre o Laboratório de Casagrande, sediado na Finlândia, e a taiwanesa JUT.

Cuidar Selvagem toma as ideias de cuidar e de responsabilidade nas práticas espaciais, para investigar arquiteturas do encontro, da atenção e do cuidado. A exposição reúne uma seleção de histórias de amor, correspondência e compromisso que partilham uma ética de cuidado com o possível e o impossível, movidas por uma força entrópica que resiste ao controle burocrático e ao derrotismo.

Ver mais

Fazer

Wild Talks

Rádio Estação — Autrevoix

Oficina — Museu da Matéria Viva

MAI

Paisagens Transgénicas

14

Deslocada da ordem “natural” das coisas, a paisagem transforma-se num dispositivo estético e político que interroga a mudança e também as inquietações de quem olha e atribui sentidos vários e dissonantes sobre o modo como vemos o mundo.

Ver mais

Fazer

Lançamento Livro e Visita Orientada

ABR

PCP 100 ANOS

08

Fotografia do primeiro 1º de Maio, 1974 Arquivo da DORP PCP

Numa parceria entre a Direção da Organização Regional do Porto do PCP e o Museu da Cidade apresentamos a exposição que assinalará os 100 anos do partido, com um conteúdo que fará a ligação da história mais geral com a história na região, na qual serão disponibilizados documentos inéditos do Arquivo.

Ver mais

Fazer

Visita Orientada por Daniel Vieira

Visita Orientada por Jaime Toga

Exposição Panfletarismo

Curso Breve—Experiência quotidiana e práticas políticas entre as classes populares do Porto (1945-1974)

Curso Breve—100 anos de História do PCP

Guardar

PCP 100 ANOS