Agenda

Procurar

Palavras chave

Onde

O quê

Quando

  • Evento
    Onde
    Quando
  • Germano Arquivo
    12
    CASA DO INFANTE
    Até 23 JAN 2022

    Germano Silva — o jornalista, divulgador, bibliófilo, colecionador e contador de memórias da cidade — é uma figura incontornável, alguém que não se deixa classificar. Na ocasião do seu nonagésimo aniversário dedicamos uma exposição que apresenta espólio que recentemente doou ao Arquivo Histórico Municipal. Construída com a sua estreita cumplicidade, Germano Arquivo traz para a oralidade esse conhecimento, revelando Germano como um respigador, o eterno curioso, aquele capaz de ligar diferentes campos com um discurso único.

    Ver mais
  • Raiz Fasciculada
    Gabinete Gráfico — Biblioteca Municipal Almeida Garrett
    Até 26 FEB 2022

    A pretexto do lançamento de um conjunto de fascículos da coleção Raiz Fasciculada, apresentamos uma oficina de encadernação, de paginação e de livre associação de imagens e texto, que se transforma numa exposição voltando a transformar-se regularmente em espaço de experimentação oficinal.

    Ver mais
  • Quando a Terra voltar a brilhar Verde para ti
    4
    EXTENSÃO DO ROMANTISMO
    Até 27 FEB 2022

    Com abertura no contexto da Feira do Livro do Porto, a tematização do mundo natural foi o mote, o modo criativo, a energia, o fogo que alimentou a produção artística e literária romântica e que serve de pano de fundo para a primeira montagem da Extensão do Romantismo. O Herbário de Júlio Dinis em diálogo com desenhos e esculturas de Rui Chafes, Ilda David’, Teixeira de Pascoaes, Manuel Rosa e Lourdes Castro; pinturas murais de José Almeida Pereira, realizadas a partir de obras de artistas ligados ao imaginário romântico; e composição sonora original de Jonathan Uliel Saldanha e Pedro Monteiro.

    Ver mais
  • Douro: Earth and Atmosphere
    11
    EXTENSÃO DO DOURO
    Até 11 MAR 2022

    Openning exhibition of Douro Extension. Man's ancestral union with nature is summoned in this circular flight: from the sky to the ground and from the ground back to the sky.

    Ver mais
  • Banco de Materiais
    6
    BANCO DE MATERIAIS
    Até 31 DEC 2023

    Neste espaço podem ser vistos elementos decorativos e construtivos provenientes do edificado portuense, como azulejos, nomeadamente exemplares hispano-árabes e uma grande diversidade de padrões dos séculos XVII a XX, bem como um significativo conjunto de peças em estuque provenientes da Oficina de Avelino Ramos Meira, uma das mais prestigiadas do género e a última a encerrar no Porto.

    Ver mais
  • Casa do Infante
    12
    CASA DO INFANTE
    Até 31 DEC 2023

    Um dos mais antigos edifícios da cidade, antiga Alfândega da cidade e Casa da Moeda. Encerra uma exposição permanente sobre o Infante D. Henrique, o Arquivo Histórico e o Gabinete do Tempo.

    Ver mais
  • Casa Marta Ortigão Sampaio
    2
    CASA MARTA ORTIGÃO SAMPAIO
    Até 31 DEC 2023

    Evoca o ambiente que rodeou a vida desta família da burguesia portuense, apresentando coleções de pintura, destacando-se as pinturas, desenhos e fotografias de Aurélia de Souza, jóias, uma biblioteca especializada em livros de arte, peças de mobiliário de influência francesa, inglesa e indo-portuguesa e outras peças de arte decorativas.

    Ver mais
  • Reservatório
    1
    RESERVATÓRIO
    Até 31 DEC 2023

    O Reservatório é a primeira estação do Museu da Cidade. Reúne artefactos, vestígios e fragmentos encontrados em escavações ou recolhidos de edifícios e monumentos da Cidade, e que integram as coleções municipais. O espectro temporal abrangido por este conjunto de objetos vai da Época Contemporânea até ao Paleolítico, estendendo-se, assim, da História à Pré-história.

    Ver mais
  • Resgate #1 Germano Silva: o jornalista e a cidade
    12
    CASA DO INFANTE
    20 JAN 2022 15:30–16:30

    Este primeiro resgate parte da exposição Germano Arquivo para descobrir algumas memórias de Germano Silva.  O "escritório"  é o centro do processo de criação do jornalista que, desde há décadas, coleciona livros e documentos que contam histórias da História da Cidade.

    Ver mais
  • Oração à Luz
    10
    CASA GUERRA JUNQUEIRO
    21 JAN–27 MAR 2022

    Informação brevemente disponível.

    Ver mais
  • OFICINA para os mais novos Flóridomania
    2
    CASA MARTA ORTIGÃO SAMPAIO
    22 JAN 2022 11:00–12:30

    Flores em jóias,  leques, jarras, pinturas, caixas ou no jardim,  ideias a florir por todo o lado!

    Ver mais
  • Música e Romantismo — Música e Literatura
    4
    EXTENSÃO DO ROMANTISMO
    27 JAN 2022 19:00–20:30

    A poesia e a música são o mote para uma sessão que conta com a participação da soprano Dora Rodrigues, e a convidada Isabel Pires de Lima. A melodia vocal, as questões de prosódia e linguísticas colocados pela língua portuguesa e pela sua genuína expressão musical estarão patentes na audição das canções de Viana da Mota (1868-1948) e Francisco de Lacerda (1869-1934).

    Ver mais
  • OFICINA para os mais novos Oração à Luz
    10
    CASA GUERRA JUNQUEIRO
    29 JAN 2022 11:00–12:30

    A partir da exposição Oração à Luz, de Sara Costa Carvalho, todos são convidados a participar numa oficina onde a luz e a cor são matéria prima e inspiração.

    Ver mais
  • Inventário #1 Fragmentos da Arquitetura Medieval
    1
    RESERVATÓRIO
    29 JAN 2022 15:00–17:00

    Deambulação no Reservatório pelos fragmentos construtivos da época medieval que constituem importantes testemunhos para a história da arquitetura portuense. A partir dos fragmentos existentes será apresentada uma simulação gráfica interpretativa sobre as suas características, o lugar ou edifício onde se encontravam.

    Ver mais
  • Criação e Revolução — Revolução Silenciosa
    4
    EXTENSÃO DO ROMANTISMO
    29 JAN 2022 16:00–17:30

    Luiz Costa (Fralães 1879 - Porto 1960) foi um músico e compositor verdadeiramente revolucionário no nosso país, especialmente na cidade do Porto. Nesta sessão os Lusitanae Ensemble e a cantora Sara Braga Simões, interpretam Luiz Costa, Giacomo Rossini e Vincenzo Bellini.

    Ver mais
  • Visita Focada — Batente de porta
    6
    BANCO DE MATERIAIS
    1 FEB 2022 12:30–13:00

    Numa visita focada ao Banco de Materiais, damos a conhecer as histórias e simbologia dos batentes de porta que estão espalhados pela cidade.

    Ver mais
  • OFICINA do Cuidar — Cuidar da Madeira
    2
    CASA MARTA ORTIGÃO SAMPAIO
    5 FEB 2022 10:00–12:30

    Numa oficina em que começamos por conhecer algumas das mais interessantes peças de mobiliário da coleção de Marta Ortigão Sampaio, vamos aprender como cuidar dos objetos de madeira que temos em casa.

    Ver mais
  • Música e Romantismo — Criação Musical no Feminino
    4
    EXTENSÃO DO ROMANTISMO
    24 FEB 2022 19:00–20:30

    Nesta sessão pretendemos fazer ouvir obras de autoras e compositoras quase desconhecidas do grande público, ao mesmo tempo que se sublinha a presença das mulheres solistas ao piano, reflexo de uma cultura de modernidade pela sociedade burguesa oitocentista. Neste duplo movimento de emancipação, Sofia Lourenço interpreta as compositoras alemãs Fanny Hensel-Mendelssohn (1805-1847), Clara Schumann (1819-1896), e as portuguesas Berta Alves de Souza (1906-1997) e Clotilde Rosa. A juíza conselheira Maria Clara Sottomayor junta-se à conversa.

    Ver mais
  • OFICINA do Cuidar — Cuidar do Papel
    12
    CASA DO INFANTE
    5 MAR 2022 10:00–12:30

    Numa oficina em que começamos por conhecer alguns dos mais interessantes documentos do Arquivo Histórico, vamos aprender a cuidar dos documentos que guardamos em casa, dos nossos pais, avós e, até bisavós.

    Ver mais
  • Visita Focada — Os Anjos Músicos
    10
    CASA GUERRA JUNQUEIRO
    8 MAR 2022 12:30–13:00

    Numa visita focada à Casa Guerra Junqueiro, damos a conhecer em profundidade estas peças de escultura medieval.

    Ver mais
  • Música e Romantismo — Empatia, Deslumbramento, Intensidade: o artista perante o mundo-abismo
    4
    EXTENSÃO DO ROMANTISMO
    31 MAR 2022 19:00–20:30

    Num estilo de composição musical inconfundível do vienense Franz Schubert (1797-1828), é interpretada a sua famosa Fantasia em fá menor para a formação mais popular da época do Romantismo, o piano a 4 mãos por Sofia Lourenço e Pedro Monteiro. Nuno Faria junta-se a uma conversa para uma reflexão final com os dois curadores do ciclo.

    Ver mais