Agenda

Procurar

Palavras chave

Onde

O quê

Quando

  • Evento
    Onde
    Quando
  • DO PLANALTO SE DOBRA A MONTANHA
    Triplex—Palacete Viscondes de Balsemão
    Até 31 JUL 2022

    Secreta e silenciosa, como poucas na paisagem da arte contemporânea portuguesa, a obra de Maria Capelo tem vindo a constituir-se como uma lenta e perseverante construção visual e semântica, bem próxima do trabalho poético, entendido como processo de escavação, redução e modulação.  Combinando um escasso conjunto de elementos, entre os quais pontifica a árvore, denominador comum e omnipresente, o trabalho da artista em pintura e em desenho prossegue a milenar tradição paisagística, transversal a toda a produção artística, do Ocidente ao Extremo Oriente.

    Ver mais
  • RADIOSTESIA — CAPTAR, CONDUZIR, COMPREENDER FORÇAS INVISÍVEIS
    Gabinete do Som — Biblioteca Pública Municipal do Porto
    Até 12 AUG 2022

    Após Livros são árvores, bibliotecas são florestas, que inaugurou um novo ciclo de programação na sala de exposições temporárias da Biblioteca Pública, rebatizada Gabinete do Som e pensada como uma extensão da Biblioteca Sonora, o verdadeiro coração pulsante do Museu da Cidade, apresentamos agora Radiostesia [Captar, Conduzir, Compreender Forças Invisíveis].

    Ver mais
  • Pitorescos e naifs: do guia turístico ao view-master
    Gabinete Gráfico — Biblioteca Municipal Almeida Garrett
    Até 13 AUG 2022

    Pitorescos e naifs são estes manuais de sobrevivência para os aventureiros do vagão de segunda: pequenos livros de instruções desenhados para acomodar as diatribes e perrices da viagem em família. No seu conjunto representam um exercício especulativo sobre formas de abordar o desconhecido, assumindo no processo um carácter tanto emancipador como invasivo, que levou Georges Van den Abbeele a equiparar um grupo de turistas a uma força expedicionária sem armas.

    Ver mais
  • Mouzinho: da Ribeira ao Aeroporto
    12
    CASA DO INFANTE
    Até 11 SEP 2022

    O geógrafo Álvaro Domingues e o arquiteto Ivo Poças Martins partem da documentação referente à intenção de rasgar a Rua Mouzinho da Silveira no Porto, em 1872, até à atualidade, numa viagem que faz cruzar tempos, lugares, cidadãos e práticas urbanas e socioculturais. Da Ribeira a S. Bento, a Mouzinho ilustra e acompanha as grandes ruturas tecnológicas do seu tempo, produzindo uma espacialidade que durante quase um século contribuiu para fixar um centro, entretanto deslocado da Ribeira para a baixa do Porto. Hoje, do nó da Arrábida ao Aeroporto, passando por Leixões, sucedem-se focos de novas centralidades que se distribuem e se relacionam no novo mapa da urbanização em curso.

    Ver mais
  • VENTO ESPESSO
    10
    CASA GUERRA JUNQUEIRO
    Até 11 SEP 2022

    O Gabinete de Desenho apresenta a obra de artistas unidos pela prática errática ou sistemática do desenho entendido enquanto modo de projetar e de imaginar — a singularidade. O trabalho de Maria Capelo é secreto por vocação e por convicção. A sua parte de luz, aquela que se dá à visibilidade, é a pintura e o desenho. Ambos afluem e desaguam num denominador comum, uma unidade de medida-padrão, elementar, quintessencial e arquetípica — a árvore.

    Ver mais
  • Douro: Earth and Atmosphere
    11
    EXTENSÃO DO DOURO
    Até 31 DEC 2023

    Openning exhibition of Douro Extension. Man's ancestral union with nature is summoned in this circular flight: from the sky to the ground and from the ground back to the sky.

    Ver mais
  • METAMORFOSES – Imanência Vegetal, Mineral e Animal no Espaço Doméstico Romântico
    4
    EXTENSÃO DO ROMANTISMO
    Até 31 DEC 2023

    A nova montagem convoca um amplo número de peças que reúne pintura, mobiliário, tapeçaria e têxteis, cerâmica, louças e prataria, assim como outros surpreendentes núcleos da coleção como os conjuntos de leques, papéis recortados e de malacologia e, pela primeira vez, peças da coleção Távora Sequeira Pinto.

    Ver mais
  • Resgate #6 Vestida de Ouro e Azul: A Igreja de Santa Clara do Porto
    12
    CASA DO INFANTE
    30 JUN 2022 15:30–16:15

    A igreja que se vestiu de ouro e azul entre as décadas de 30 a 50 do século XVIII esconde elementos que remontam a épocas mais recuadas. Neste Resgate, a partir da análise do templo barroco propõe-se o encontro com várias marcas do seu passado.

    Ver mais
  • Oficina do Cuidar — Cuidar da Faiança e Porcelana
    10
    CASA GUERRA JUNQUEIRO
    2 JUL 2022 10:00–12:30

    Como distinguir faiança de porcelana? Como manusear peças de cerâmica? Como limpar? E quando um fragmento se destaca? Numa oficina em que começamos por conhecer algumas das mais interessantes peças de faiança e porcelana da coleção de Guerra Junqueiro, vamos aprender a cuidar, transportar, acondicionar e limpar peças que temos em casa, algumas que no passado tiveram funções utilitárias e hoje têm funções decorativas. Cada participante poderá trazer para a sessão uma pequena peça para aprender e experimentar algumas dicas muito úteis!

    Ver mais
  • Oficina do Gráfico — Um Dia e um Guia: Um percurso desenhado pelos caminhos do romântico
    Gabinete Gráfico — Biblioteca Municipal Almeida Garrett
    2 JUL 2022 10:00–17:30

    A oficina contempla dois momentos: um passeio matinal de desenho pelos caminhos do romântico com paragem para piquenique para almoço, e, de seguida, uma remontagem da recolha gráfica através de uma mesa de luz num leporello.

    Ver mais
  • Visita Orientada – O Vagão de Segunda
    Gabinete Gráfico — Biblioteca Municipal Almeida Garrett
    2 JUL 2022 11:00–11:45

    Visita guiada à exposição Pitorescos e Naifs: do guia turístico ao view-master. Orientada por Rui Silva

    Ver mais
  • OFICINA para os mais novos—Cápsula do Amanhã
    1
    RESERVATÓRIO
    2 JUL 2022 11:00–12:30

    E se a arqueologia puder acontecer ao contrário? Todos sabemos que os arqueólogos encontram vestígios de outros tempos e a partir deles dão-nos a conhecer as vivências das pessoas dessas épocas distantes. Estes objetos contam uma história que realmente aconteceu. Mas e se deixarmos aos arqueólogos do futuro vestígios de sonhos e projetos impossíveis do presente? Como será encontrar estas ideias daqui a muitos anos? Já serão uma realidade? Já serão possíveis de concretizar? Ou serão apenas um vestígio de um sonho que aconteceu mesmo?

    Ver mais
  • Visita Orientada – O Rei Carlos Alberto e a Quinta da Macieirinha – um fim feito de viagens
    4
    EXTENSÃO DO ROMANTISMO
    2 JUL 2022 15:00–16:00

    Em 1849 Carlos Alberto chega à cidade do Porto, que escolhe como destino do seu exílio. Uma grande viagem, de 27 dias, e cerca de 2000 km, que percorre com discrição, sob o título de Conde de Barge. Espera dos portuenses que o acolham na maior simplicidade, e que lhe seja providenciados um confessor e um médico. Ansiava pelos passeios a cavalo, mas teve de os trocar por outras viagens ancoradas à secretária, janela de seu quarto e oratório da Quinta da Macieirinha. Viveu cerca de 3 meses no Porto e outros 3 meses se volveram até que a sua cidade Natal – Turim – o voltasse a receber, em corpo, esvaziado de vida e com o seu grande sonho por cumprir.

    Ver mais
  • Visita Focada — O Exotismo e o Pitoresco na Cerâmica
    4
    EXTENSÃO DO ROMANTISMO
    5 JUL 2022 12:30–13:00

    A cerâmica chinesa foi desde sempre tratada como um produto exótico, devido à sua matéria, aos tons sumptuosos e às formas requintadas que decoravam as mesas da corte portuguesa. Estas constituem provas tangíveis do domínio português sobre os oceanos. Este imaginário decorativo de simbologia oriental foi de tal forma atraente que os oleiros portugueses reinterpretaram-no de uma forma quase ingénua e original na cerâmica portuguesa dos séculos XVII e XVIII, patente nas peças em diálogo na exposição Metamorfoses.

    Ver mais
  • Deriva #8 Do Romantismo ao Roseiral
    4
    EXTENSÃO DO ROMANTISMO
    5 JUL 2022 15:00–17:00

    De frente para o Palácio de Cristal, mas ainda tendo ao fundo o Palácio dos Carrancas, aliás, o Paço Real, evocar-se-ão as visitas régias do último quartel do século XIX. Percorrer-se-ão os jardins, com a Capela de São Carlos Borromeu, os vestígios musealizados dos antigos Paços do Concelho, chegando-se à Casa do Roseiral. Aqui, visita-se a Casa do Roseiral, construída para moradia do diretor do Palácio de Cristal e entretanto transformada em residência oficial do Presidente da Câmara Municipal do Porto. Tem uma vista privilegiada sobre o rio e sobre a cidade. Deve o seu nome às roseiras que a circundam e é o lugar onde se realizam no Município do Porto muitas das cerimónias protocolares e visitas oficiais.

    Ver mais
  • OFICINA para os mais novos—Coleção de cócegas no coração
    5
    ENTRE QUINTAS
    9 JUL 2022 11:00–12:30

    Vamos descobrir sítios mágicos que guardam coleções. Será que o gabinete de curiosidades faz muitas perguntas? E a sala de maravilhas, espanta-se com tudo? Como podemos guardar a natureza e a arte? Penduradas nas paredes? Arrumadinhas nas prateleiras? Ou deixámo-las à solta a fazer-nos cócegas no coração? Depois de visitar a exposição, cada família vai fazer a sua coleção de seres curiosos.

    Ver mais
  • Deriva #9 De Azulejo em Azulejo… onde o Porto se renova
    4
    EXTENSÃO DO ROMANTISMO
    9 JUL 2022 15:00–17:00

    A azulejaria tradicional de fachada dos séculos XIX/XX servirá de tema à Deriva pela Cidade. As obras de reabilitação de edifícios revestidos a azulejo multiplicam-se, desafiam o tempo, tentam manter a génese duma imagem forte que tanto carateriza a Arquitetura Portuense. Por entre ruas sinuosas observam-se fachadas desiguais ou sobriamente repetidas com aquele azulejo original, replicado ou reinventado na sua forma, cor e matéria… é aqui onde o Porto se renova!

    Ver mais
  • OFICINA para os mais novos—Brasões, escudos e emblemas
    12
    CASA DO INFANTE
    16 JUL 2022 11:00–12:30

    Durante a visita são explorados os símbolos heráldicos presentes na Casa do Infante e/ou exterior. As crianças são depois convidadas a construir o seu próprio brasão.

    Ver mais
  • Visita Focada — Pelicanos
    4
    EXTENSÃO DO ROMANTISMO
    19 JUL 2022 12:30–13:00

    Visita em torno de uma mesa que resultou de um composto de peças diversas. Entre estas peças, destacam-se as pernas, entalhadas em forma de pelicano, muito possivelmente provenientes de um antigo altar, desmontado na voragem do século XIX.  

    Ver mais
  • Resgate #7 Padroeiros e outros santos
    12
    CASA DO INFANTE
    21 JUL 2022 15:30–16:15

    No Porto festeja-se o São João, no entanto, o padroeiro, ou padroeira da cidade é a Nossa Senhora da Vandoma. Mas só desde o século XX. Nesta sessão dão-se a conhecer histórias sobre os padroeiros e outros santos da cidade

    Ver mais
  • OFICINA para os mais novos—Poster Junqueiro!
    10
    CASA GUERRA JUNQUEIRO
    23 JUL 2022 11:00–12:30

    Extra! Extra! Oficina de posters em ação! Aqui, a Casa e a poesia visual atuam em simbiose: vamos explorar cantos e recantos, formas e feitios, letras e padrões. Poemas desenhados serão declamados numa homenagem contemporânea à figura incontornável de Guerra Junqueiro.

    Ver mais
  • Oficina do Gráfico — Um Guia Imaginário para Nenhures: Ilustração de transparências e impressão em cianotipia
    Gabinete Gráfico — Biblioteca Municipal Almeida Garrett
    30 JUL 2022 10:00–17:30

    Partindo do imaginário de colagens de gravuras do Guide de la France Mystérieuse e sob o efeito alquímico dos ambientes sonoros da Rádio Sonoplasmática, surge o convite para desenhar/compor um guia imaginado para nenhures, onde tudo se perde e tudo se encontra, que será impresso em cianotipia.    

    Ver mais
  • OFICINA para os mais novos—À Demarcada! #2
    11
    EXTENSÃO DO DOURO
    30 JUL 2022 11:00–12:30

    Pranchetas na mão? Canetas em riste? Então todos a bordo! Através do desenho e colagem, navegamos pela exposição “Douro: terra e atmosfera” e descobriremos a riqueza que o Douro-rio-região demarcada têm para nos trazer: os seus elementos, paisagens e lugares distintos, seres e comunidades servirão como inspiração e ponto de partida para a criação artística e novos imaginários! No final, um mapa coletivo surgirá diante de nós com muitas novas estórias para contar.

    Ver mais