Return

1820. Revolução Liberal do Porto

12
CASA DO INFANTE

Livro de Vereações da Câmara Municipal do Porto

1820. Revolução Liberal do Porto, uma exposição da autoria de José Manuel Lopes Cordeiro, integra um extenso programa de comemoração dos duzentos anos da Revolução Liberal que eclodiu no Porto a 24 de Agosto de 1820.

Este horrendo crime de rebelião, assim definido desde o Palácio do Governo de Lisboa, cinco dias depois, a 29 de Agosto, ocorreu numa época de grandes transformações, marcada por inúmeros acontecimentos, que se sucediam rapidamente.

O país vivia numa situação de crise política e económica, decorrente do abandono sentido pela permanência do Rei, da Corte e da Família Real no Brasil; do controlo britânico das forças militares; da perda do mercado brasileiro e da concorrência no mercado nacional dos produtos britânicos. Uma situação que causava um grande descontentamento.

 

À entrada do século XXI, num momento em que os sistemas nacionais entram na fase final da sua completa reequação, esta exposição propõe uma revisão histórica, realizada à luz do ideário romântico, que hoje culmina nas agitações e comoções, registadas, de forma quase simultânea, nos quatros cantos do mundo.

Do

Escuta