Return

Errata — uma revisão feminista à história do design gráfico português

Foyer Auditório Biblioteca Municipal Almeida Garrett

Errata MC web objectos

Onde estão as mulheres na história do design? Porque foram esquecidas as mulheres que se notabilizaram durante a sua carreira? Que mecanismos permitiram estas lacunas?

Errata é um projeto de investigação em desenvolvimento que pretende dar resposta a estas questões através de publicações, podcasts e apresentações públicas. A exposição inaugural apresentará o trabalho de mulheres designers do século XX que estão ausentes na história do design português e, ao fazê-lo, lançará um olhar crítico sobre os mecanismos ainda presentes que consentem e propagam essas omissões. O podcast posiciona esse questionamento no momento presente a partir de conversas com curadores, historiadores, pensadores e designers sobre a sua experiência e o seu trabalho.

A partir da recolha, documentação e apresentação dos trabalhos de designers gráficas, a exposição irá mostrar mulheres que ficaram à margem da história do design. Mas, embora seja necessário corrigir o equilíbrio do cânone através da identificação e do estudo do trabalho de mulheres designers, esse exercício, por si só, não é suficiente. É também importante considerar como e por quem é feita a história. Considerar que o ato de memorizar e documentar pode retirar complexidade às histórias para as tornar mais digeríveis permitindo a construção de uma única “História simples” e, ao fazê-lo, reproduzir e legitimar preconceitos inerentes às sociedades, instituições e indivíduos.

A história é uma meada: ao puxar um fio, como o fazemos aqui com as mulheres, outros fios igualmente entrelaçados se tornam visíveis, e outras histórias escondidas se dão a conhecer. Então, onde estão as mulheres no design? Onde estão es designers racializades; es queer; es colectives; es recolhides; es autodidatas e es anónimes? Esperamos que, num esforço empenhado em reescrever, reaprender e recuperar essas várias histórias de forma crítica, consigamos, em breve, que as páginas da errata ultrapassem as páginas da História.

 

BILHETES

Entrada Gratuita.

HORÁRIO

Segunda 14H—18H
Terça—Sábado 10H—18H
Encerra aos domingos e dias feriados.