Return

VENTO ESPESSO

10
CASA GUERRA JUNQUEIRO

MC3573

O Gabinete de Desenho apresenta a obra de artistas unidos pela prática errática ou sistemática do desenho entendido enquanto modo de projetar e de imaginar — a singularidade.

O trabalho de Maria Capelo é secreto por vocação e por convicção. A sua parte de luz, aquela que se dá à visibilidade, é a pintura e o desenho. Ambos afluem e desaguam num denominador comum, uma unidade de medida-padrão, elementar, quintessencial e arquetípica — a árvore.
Poder-se-ia dizer que nada mais há ou poderíamos brincar com as palavras e afirmar que «a árvore esconde a floresta», mas é mais do que isso; as imagens — as coisas — que Maria Capelo produz revelam e escondem, ao mesmo tempo. Quer dizer, dão-se a ver, na sua estranheza e evidência, na sua materialidade, como o eclipse de si próprias. A repetição produz o desaparecimento, mas esse processo de escavação da forma, a partir da escuridão do interior, engendra também uma espécie de clarividência, a estrutura de um pensamento em que a coisa e a palavra se tornam uma só. Árvore.
No lugar em que se institui o desenho, ou que o desenho funda, como o oráculo romano que desenha na terra o perímetro da urbe a construir, a linguagem torna-se material, estritamente material. Papel, tinta, grafite, pincel, lápis ou outro riscador. É um trabalho de reiteração, de repetição e de diferença, ínfima, imperceptível por vezes. Na realidade, estes desenhos só podem ser entendidos enquanto multiplicidade, como uma grande estrutura rizomática que se expande aleatoriamente, como forças que emanam dos micromovimentos da mão.

 

Maria Capelo nasceu em Lisboa em 1970, cidade onde vive e trabalha. Licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa em 1992, expõe regularmente desde 1996 e está representada em diversas colecções.

BILHETES

Entrada Gratuita

HORÁRIO

Terça—Domingo
10H—17H30
Encerra às segundas e dias feriados.

ENDEREÇO

Rua de Dom Hugo, 32. 4050-305 Porto
Localização

AUTOCARRO

22, 207, 303, 400, 904, 905, ZH, 202, 207, 303, 400, 500, 900, 901, 904, 905, 906, ZH

METRO

S. Bento
Funicular: Batalha

ESTACIONAMENTO

Dom João I