Return

Curso Breve dá a conhecer outras facetas do escritor Júlio Dinis

COL ER Forrester Freixo

31 maio 2021

 

Os Cursos Breves dinamizados pelo Museu da Cidade (MdC) e pelas Bibliotecas Municipais do Porto (BMP) estão de volta ao formato presencial. É já no dia 7 de junho que tem lugar a 1.ª sessão do Curso Júlio Dinis – Germinações e Disseminações Românticas no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett. O Curso divide-se em 4 sessões, à segunda-feira, dias 7, 14, 21 e 28 de junho, entre as 18 e as 20 horas. As inscrições já estão a decorrer e terminam a 3 de junho.

 

A obra e a vida do médico Joaquim Guilherme Gomes Coelho (1839-1871), conhecido pelo seu principal pseudónimo literário, Júlio Dinis, são o foco, reencontrando uma ficção algo esquecida e menos sujeita a um olhar contemporâneo. O curso breve antecipa e prepara terreno para a programação desenvolvida em torno das facetas do autor homenageado da Feira do Livro do Porto 2021.

 

Ao longo das quatro sessões lança-se um convite à leitura contextualizada, capaz de alargar os horizontes interpretativos, num modelo de fruição da sua escrita, lentamente saboreado, estimulando a infinita capacidade de significação do romance do séc. XIX.

Uma Família Inglesa – cenas da vida do Porto constitui a principal proposta, mas também se revisitam As Pupilas do Senhor Reitor e A Morgadinha dos Canaviais, observando a construção cuidadosa de personagens, o tempo e espaço de arquitetura rigorosa, a voz narrativa clara e o rigor descritivo que assinalam o dealbar de uma estética realista/naturalista.

As relações entre a escrita, as pinturas e as esculturas coevas permitem ainda aprofundar e alargar a metáfora da germinação e disseminação românticas, entendidas enquanto promenade no território metamórfico de Proteu, diverso e fértil, predizendo um futuro que se alongará até ao nosso presente.

 

As sessões serão orientadas por Dália Dias, licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (1981); mestre em Literaturas Românicas Modernas e Contemporâneas, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1995) e doutorada pela Universidade Nova de Lisboa, com a tese A Escrita Dissidente – autobiografia de Ruben A. (2004).

O curso tem o custo de 7 euros para o público em geral e de 3 euros para os utilizadores inscritos nas Bibliotecas Municipais do Porto. A inscrição prévia obrigatória deve ser feita através do endereço de e-mail bmp@cm-porto.pt.