Return

Gostaria que estivesses aqui!

Download

© Manuel Araújo CMP

Gostaria que estivesses aqui! / Wish you were here!
Textos de Nuno Faria, Marta Bernardes, Daniela Pinto Ferreira e Ana Vasconcelos
Design gráfico Pedro Ponciano, Margarida Olo www.p-e.pt
Uma edição do Museu da Cidade – Câmara Municipal do Porto disponível nas estações.

!

Gostaria que estivesses aqui! é mais do que um desejo, é um convite lançado aos filhos e aos pais para juntos continuarem a espantar-se na e pela cidade, no contexto do projeto AtlaS.WH — Património no Espaço Atlântico: Sustentabilidade dos Sítios Urbanos Património Mundial, o projeto europeu liderado pelo Município do Porto em conjunto com o Florença, Bordéus, Edimburgo e Santiago de Compostela.

O livro compila um conjunto de postais resultantes de ações de exploração com cerca de 350 crianças de 16 turmas de escolas públicas e privadas, que percorreram e habitaram o centro histórico: do Morro da Sé à zona Ribeirinha, entre os intervalos dos lugares mais paradigmáticos e ao redor e as estações do MdC — Casa Guerra Junqueiro, Casa do Infante, Arqueossítio e futura Extensão do Douro.

Em formato tipo bloco de notas, é simultaneamente um caderno de desenhos e um convite para desenhar, deixado a todos os alunos intervenientes, para que possam, em ato simbólico, oferecer a sua visão do Porto e receber a visão dos outros alunos sobre as suas cidades, e assim estarem juntos.
A publicação é aqui disponibilizada em digital e ainda oferecida na aquisição do livro Homem Bicho.
Participaram neste projeto as escolas: AE Alexandre Herculano: EB Ramalho Ortigão, AE António Nobre: EB Areosa, AE Aurélia de Sousa: EB Augusto Gil , AE Dr. Leonardo Coimbra, Filho: EBS Leonardo Coimbra, Filho, AE Rodrigues de Freitas: EB Miragaia, AE Rodrigues de Freitas: EBS Rodrigues de Freitas e o Liceu Francês Internacional do Porto.