Return

Inventário #10 — Catalogação do acervo do Museu da Cidade: da incorporação à exposição

4
ROMANTICISM EXTENSION

MUSEU DA CIDADE DO PORTO

Catalogar é inventariar? Porque se catalogam as coleções? Qual a natureza da informação recolhida durante o processo de catalogação? Múltiplas informações e histórias vivem dentro de um objeto museológico. Como catalogar este conjunto de informações para uma gestão eficiente das coleções e para a sua transformação em conhecimento acessível aos públicos? Nesta sessão os participantes são convidados a conhecer o processo de catalogação do acervo do Museu da Cidade, a criar uma ficha de inventário, a apreender dicas para inventariar os seus objetos pessoais e a potenciar a construção de um novo olhar sobre as coleções quando visitam uma exposição.

 

Marlene Rocha é licenciada em Gestão do Património Cultural pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto e com o mestrado em Museologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto em curso. É Técnica Superior na Divisão Municipal de Museus da Câmara Municipal do Porto, onde integra a equipa de Gestão de Coleções, desenvolvendo atividades na área do inventário e catalogação do acervo do Museu do Cidade, da gestão do sistema de gestão de coleções In arte e na elaboração de procedimentos de catalogação.

 

INVENTÁRIO
Inventário participado de ruas, edifícios, lugares, obras de arte pública, da cidade. Ler as ruas, lugares e edifícios, conduzir o olhar, olhar de outras formas e documentar, a partir de registos fotográficos, gráficos, escritos, os elementos observados. Acontece no último sábado de cada mês, às 15H.

 

INSCRIÇÕES

A participação na atividade é gratuita. Inscrições através do preenchimento do formulário. Limite de 30 participantes. + info mdc.educativo@cm-porto.pt. ou (+351) 226057000.