Return

Visita Orientada Errata — Uma revisão Feminista à História do Design Gráfico Português

Gabinete Gráfico — Biblioteca Municipal Almeida Garrett

_AAF2219

Onde estão as mulheres na história do design? Porque foram esquecidas mulheres com carreiras notáveis? Que mecanismos permitiram estas lacunas?

Errata é um projeto de investigação conduzido por Isabel Duarte ​​que pretende dar resposta a estas questões através de publicações, podcasts e apresentações públicas. A exposição inaugural, com curadoria de Isabel Duarte e Olinda Martins, no Gabinete Gráfico do Museu da Cidade do Porto, apresenta o trabalho de mulheres designers do século XX que estão ausentes na história do design português e, ao fazê-lo, lança um olhar crítico sobre os mecanismos ainda presentes que consentem e propaga essas omissões.

Estas visitas acompanhadas serão realizadas pelas curadoras e irão descrever parte do processo de recolha e investigação que deu origem à exposição, assim como o projecto curatorial que propõem três possíveis mecanismos de opressão que permitem e perpetuam a invisibilidade das mulheres no design.

 

Olinda Martins é designer de comunicação e docente. A sua prática investiga o património gráfico do Porto, história do design e tipografia.

 

ENTRADA

Gratuito, aconselha-se inscrição prévia através do email bmp@cm-porto.pt