What’s On

Filter

Keywords

Where

What

When

  • Event
    Where
    When
  • Manuel Gusmão—Escrevo para um amigo que virá
    Gabinete Gráfico — Biblioteca Municipal Almeida Garrett
    Until 30 DEC 2022

    Manuel Gusmão: Escrevo para um amigo que virá é a nova exposição que o Núcleo de Programação do Museu da Cidade preparou para o Gabinete Gráfico, instalado no foyer do Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, onde se desenvolve o programa literário da Feira do Livro. Poeta, ensaísta, professor universitário e leitor de poesia, Manuel Gusmão (Évora, 1945) é autor de uma obra inclassificável onde a poesia, a política e a poética se unem e concorrem para dar a ler o mundo e repensar os laços entre humanos e mais do que humanos.

    Ver mais
  • DO MEDALHEIRO ALLEN AO GABINETE DE NUMISMÁTICA
    12
    CASA DO INFANTE
    Until 30 DEC 2022

    As coleções do Gabinete de Numismática, que têm na sua génese o medalheiro do Museu Allen e que foram  adquiridas pelo município em 1850 para a constituição do Museu Municipal do Porto, são hoje consideradas umas das mais relevantes coleções do país. Nesta mostra damos a ver exemplares de moedas, medalhas, notas bancárias, entre outros itens de grande raridade desta ampla e rica coleção.

    Ver mais
  • ENTRE NÓS
    Triplex—Palacete dos Viscondes de Balsemão
    Until 12 MAR 2023

    Entre Nós reúne um conjunto de obras recentes do artista Francisco Janes numa instalação concebida especificamente para o Gabinete Triplex do Museu da Cidade. Entre as imagens e o som que povoam o espaço, podemos encontrar fragmentos e ligações de práticas como o trabalho manual, a educação pela arte e a relação imediata com a natureza. O visitante poderá conduzir o seu percurso entre universos e indícios que se dão aos sentidos num registo que está já entre nós - uma imersão dedicada ao livre-arbítrio.

    Ver mais
  • De Corpo Presente
    Museu Nacional Soares dos Reis
    Until 11 NOV 2023 17:30

    No programa De Corpo Presente, a par da exposição Vida e Segredo. Aurélia de Souza 1866-1922 organizada e apresentada no Museu Nacional Soares dos Reis, cinco performers colocam o acento no corpo e no espaço: da leitura à instalação ativada, do som ao dispositivo cénico habitado, da palavra poética ao trabalho performativo grupal com a comunidade escolar. Entre novembro e fevereiro de 2023, Luísa Mota, António Poppe, Vera Mota, Isabel Carvalho e Carminda Soares evocarão em cinco novas criações performativas o arrojo de Aurélia. O ciclo, de entrada gratuita, assume-se como uma criação-reflexão da atualidade de Aurélia, trazendo à escuta os seus ecos.

    Ver mais
  • Douro: Earth and Atmosphere
    11
    EXTENSÃO DO DOURO
    Until 31 DEC 2023

    Openning exhibition of Douro Extension. Man's ancestral union with nature is summoned in this circular flight: from the sky to the ground and from the ground back to the sky.

    Ver mais
  • METAMORFOSES – Imanência Vegetal, Mineral e Animal no Espaço Doméstico Romântico
    4
    EXTENSÃO DO ROMANTISMO
    Until 31 DEC 2023

    A nova montagem convoca um amplo número de peças que reúne pintura, mobiliário, tapeçaria e têxteis, cerâmica, louças e prataria, assim como outros surpreendentes núcleos da coleção como os conjuntos de leques, papéis recortados e de malacologia e, pela primeira vez, peças da coleção Távora Sequeira Pinto.

    Ver mais
  • DIÁLOGOS ÍMPARES #18 — As três paisagens
    4
    EXTENSÃO DO ROMANTISMO
    7 DEC 2022 18:30–19:30

    A paisagem no quadro da cultura ocidental, entre valorização, desvalorização e revalorização. Paisagem como género, função de ativismo e opção museográfica e patrimonial.

    Ver mais
  • Oficina Cosmogonia Literária
    GABINETE GRÁFICO
    10 DEC 2022 10:00–12:30

    Esta oficina pretende replicar a lógica organizativa da exposição Manuel Gusmão: Escrevo para um amigo que virá através da criação de pequenos cosmos literários e de alfabetos de referências. Os participantes serão convidados a escolher a partir de um conjunto de diagramas, ou a criar um de raiz, que articule uma seleção de palavras-chave ancoradas em 5 letras do alfabeto que aludam às suas preferências bibliográficas ou às presentes na exposição. Quem desejar trabalhar a partir da sua bibliografia deverá trazer exemplares dos livros.

    Ver mais
  • OFICINA para os mais novos — Poster Junqueiro! #4
    10
    CASA GUERRA JUNQUEIRO
    10 DEC 2022 11:00–12:30

    Extra! Extra! Oficina de posters em ação! Aqui, a Casa e a poesia visual atuam em simbiose: vamos explorar cantos e recantos, formas e feitios, letras e padrões. Poemas desenhados serão declamados numa homenagem contemporânea à figura incontornável de Guerra Junqueiro.

    Ver mais
  • Deriva #13 Porto: A Cidade das Águas — entre a Quinta de Vilar das Oliveiras e a Quinta de Bonjóia
    Parque das Águas — Rua Barão de Nova Sintra, 285
    10 DEC 2022 15:00–17:00

    O Porto é a “cidade das águas”. No Romantismo, estes percursos entre a cidade e o campo eram feitos nas margens de pequenos rios e ribeiras que caracterizavam a paisagem portuense em terrenos que, com a anterior expansão da cidade para poente (1836) e o traçado da Circunvalação (1899), ficariam englobados no que hoje chamamos de Porto. Estes caminhos bucólicos eram percorridos, para além daqueles que vinham de fora para trabalhar, pelas famílias burguesas de então, como nos narra o nosso expoente do Romantismo, Camilo Castelo Branco na sua extensa obra, claramente entre a literatura e a sociologia. À semana, para trabalhar e ao fim de semana para o ócio, sempre acompanhados pelas águas e pelos vários equipamentos que foram sendo construídos, como fontes, fontanários, bicas, mananciais, lavadouros e bebedouros, eram a imagem de uma paisagem muito peculiar.

    Ver mais
  • O SOM E A PALAVRA AOS JOVENS PIANISTAS #6
    4
    EXTENSÃO DO ROMANTISMO
    10 DEC 2022 17:30–18:30

    O pianista Vasco Dantas Rocha encerra o ciclo com chave de ouro, e é caracterizado pela crítica desta forma: “Pianista raro pela sua grande generosidade e força emotiva, Vasco Dantas caracteriza-se pela intensidade e doçura simultaneamente consignadas nas suas interpretações” © Jornal Düren, Alemanha. É um artista com uma pródiga carreira nacional e internacional, a qual inclui gravações a solo, atuações em grandes salas internacionais, entre outras marcas de prestígio que nos deixam igualmente orgulhosos de ser Portugueses. Será apresentado um repertório de sua livre eleição, que provocará o espanto e deslumbramento no público presente, marca de excelência desta programação, com Fados ao piano de Rey Colaço, entre outras obras de Schumann e transcrições para piano de Carl Reinecke.

    Ver mais
  • MÚSICA NO PATRIMÓNIO — Em diálogo com Manuel Gusmão
    BIBLIOTECA MUNICIPAL ALMEIDA GARRETT
    11 DEC 2022 16:00–17:00

    Partido do universo poético de Manuel Gusmão, este recital colocará em diálogo o texto e a música de compositores como Tarrega e António Pinho Vargas. Isaque Ferreira selecionou textos que irá declamar, e os músicos Francisco Berény e Álvaro Teixeira Lopes assumem a seleção e interpretação das obras musicais, tendo como inspiração da exposição Manuel Gusmão — Escrevo para um amigo que virá.

    Ver mais
  • DIÁLOGOS ÍMPARES #19 — Museu de cidade hoje: interrogações e algumas convicções
    4
    EXTENSÃO DO ROMANTISMO
    14 DEC 2022 18:30–20:00

    Pretendemos com esta apresentação estabelecer um ponto de partida para uma conversa em torno da tipologia de museu de cidade e dos seus principais desafios na atualidade. Ao longo das últimas décadas, e mais intensamente a partir do início deste século, temos assistido a mudanças sistémicas surpreendentes em museus dedicados à história e à contemporaneidade de cidades em diversos pontos do globo, movimento que acompanha o próprio processo de transformação rápida dos centros urbanos. Daremos destaque a questões relacionadas com conceitos, missões e objetivos, posicionamentos e tentativas de definição desta nova geração de museus de cidade, incluindo algumas interrogações e convicções.

    Ver mais
  • Resgate #12 — Este ano, a fava ‘calhou-me’ a mim!
    12
    CASA DO INFANTE
    15 DEC 2022 15:30–16:30

    Sem perder de vista as palavras de José Tolentino de Mendonça, seria triste constatar que a nossa mesa de Natal foi afinal uma oportunidade perdida, porque a abundância dos alimentos acabou por agravar a fome de afeto e de sentido que trazemos, todo o ano, connosco, o desafio deste resgate é olhar o Natal através da(s) Ceia(s) de Consoada retratadas pela literatura portuguesa. Numa doce viagem, recuaremos ao tempo em que o bolo-rei ganhou lugar à mesa em Portugal e, em particular, no Porto.

    Ver mais
  • Sonda #12 Em torno do achado de uma moeda de D. João II
    12
    CASA DO INFANTE
    15 DEC 2022 18:00–19:00

    A pretexto do aparecimento de um Justo (600 Reais) de D. João II (1481-95) nas escavações arqueológicas efetuadas na Casa do Infante, conta-se um pouco da história desta nova moeda de ouro, cunhada a partir de junho de 1485, nas casas da moeda de Lisboa e Porto. Apesar de, recentemente, a autenticidade de o único Justo produzido no Porto ter sido colocada em dúvida, são apresentados dados de fontes escritas e de afinidades técnicas e estilística entre o exemplar em apreço e moedas de prata do Porto, contemporâneas, que contrariam tal proposta. Tratando-se o Justo de uma das moedas mais raras de numária portuguesa, revela-se uma estimativa do total de moedas cunhadas e uma proposta de ordenação cronológica das diferentes emissões realizadas até ao final do reinado do “Príncipe Perfeito”. O fabrico destas valiosas moedas, segundo Maria José Pimento Ferro, marca o início do período de “esplendor monetário português”. A esta pequena conversa seguir-se-á uma observação do Justo apresentado na exposição Do Medalheiro Allen ao Gabinete de Numismática, bem como de outros núcleos presentes nesta mostra que se relacionam com alguns acontecimentos importantes da História da Cidade do Porto.

    Ver mais
  • pla·tô — Madame Quay, um drama sonoro
    13
    BIBLIOTECA SONORA
    16 DEC 2022 15:00–17 DEC 2022 17:30

    Nos finais do glorioso século XIX, uma luso-francesa abastada fará tudo ao seu alcance para reconquistar o seu marido: trairá, enganará, dominará, conquistará, até perceber que tudo o que precisa é de si própria e não de quem não a merece. Pelo meio há narigudas, minorcas, bebedolas, engatatões, princesas, burlões, condes e condessas. Tudo do melhor para rechear uma aventura de época na magnífica cidade do Porto. Com texto dramatúrgico de Gonçalo Waddington e performance de Luís Araújo, Madame Quay, um drama sonoro integra o programa performativo pla.tô, com direção artística de Ao Cabo Teatro.

    Ver mais
  • OFICINA para os mais novos — Quem voa mais alto? #3
    4
    EXTENSÃO DO ROMANTISMO
    17 DEC 2022 11:00–12:30

    Quem voa mais alto, na Extensão do Romantismo? Os pássaros, as borboletas, os poetas ou… os leques? O que nos faz sonhar e voar? Depois de uma visita à atual montagem da Extensão do Romantismo, Metamorfoses, vamos construir um objeto que voa alto para se deixar balouçar, ao sabor do vento.

    Ver mais
  • Inventário #11 — A Coleção Germano Silva
    12
    CASA DO INFANTE
    17 DEC 2022 15:00–17:00

    Tendo como ponto de partida o caso da coleção Germano Silva, iremos revelar os procedimentos administrativos e arquivísticos desenvolvidos pelo Arquivo Municipal com a finalidade de preservar e divulgar o património documental doado ao Município. Neste Inventário poderá conhecer todo este processo e ainda aprender a criar instrumentos simples para facilitar o acesso e o controlo de arquivos pessoais e familiares ou de coleções.

    Ver mais
  • Curso Breve #12 Leitura dos Lusíadas em quatro episódios
    Auditório Biblioteca Municipal Almeida Garrett
    9 JAN 2023 18:00–30 JAN 2023 20:00

    Leitura partilhada d'Os Lusíadas, nos 450 anos da publicação da epopeia (1572-2022), explorando temas centrais da inventiva poética de Luís de Camões: a mitologia grega e romana em auxílio dos portugueses, a crítica política da expansão, a exaltação lírica do amor contra a cobiça, a ciência do mundo e a ilusão das profecias. O Curso Breve desenvolve-se todas as segundas de novembro entre as 18H e as 20H ao longo de 4 sessões.

    Ver mais
  • Percurso Especial #6 — Vestígios da Indústria nos Caminhos do Romântico
    Jardins do Palácio de Cristal
    21 JAN 2023 14:30–16:30

    Este percurso iniciar-se-á nos jardins do Palácio de Cristal e terminará no antigo Armazém Frigorífico do Bacalhau, em Massarelos, propondo uma revisitação dos mais significativos vestígios industriais existentes ao longo de todo aquele trajeto. Embora a indústria já aqui se tivesse implantado no início da segunda metade do séc. XVIII, será no século seguinte que a sua paisagem começará, paulatinamente, a ser preenchida com um conjunto de fábricas, oficinas, armazéns, central termoelétrica, “ilhas” e habitações económicas, num processo que se prolongará pelas primeiras décadas do séc. XX, durante as quais surgirão os edifícios do Entreposto do Peixe e Frigorífico, num estilo arquitetónico modernista, e do Armazém Frigorífico do Bacalhau, concluído em 1939, numa linguagem arquitetónica característica da época.

    Ver mais