Avançar
BANCO DE MATERIAIS









BANCO DE MATERIAIS

O Banco de Materiais está instalado no Palacete dos Viscondes de Balsemão, onde também se encontra a Direção de Cultura da Câmara Municipal do Porto. O edifício foi construído em meados do século XVIII pelo fidalgo José Alvo Brandão, herdado pela família Balsemão e alugado na década de 1840 por António Bernardino Peixe para ali erguer uma hospedaria. Profundas obras de alteração do palacete decorreram na década seguinte, aquando a sua aquisição pelo 1º Visconde da Trindade, José António de Sousa Basto, conferindo-lhe a atual apresentação.
Aberto ao público desde 2010, a estação 6 é um projeto municipal, pioneiro a nível nacional e premiado em 2009 e 2013, que promove a salvaguarda dos materiais caracterizadores da imagem da cidade, recolhendo-os de edifícios degradados, a demolir ou a alterar, com a finalidade de serem mais tarde devolvidos à cidade.
Neste espaço podem ser vistos elementos decorativos e construtivos provenientes do edificado portuense, como azulejos, nomeadamente exemplares hispano-árabes e uma grande diversidade de padrões dos séculos XVII a XX, bem como um significativo conjunto de peças em estuque provenientes da Oficina de Avelino Ramos Meira, uma das mais prestigiadas do género e a última a encerrar no Porto.
O Banco de Materiais dispõe ainda de um conjunto de placas toponímicas recolhidas na via pública, diversos artefactos de madeira, ferro e cantaria.
É neste edifício onde se localiza o Triplex, um conjunto de três salas de exposição no piso térreo do Palacete dos Viscondes de Balsemão onde são mostrados projetos expositivos concebidos em parceria ou em coprodução.
Imagens—Atlas: António Alves e Fernando Noronha (MdC).
HORÁRIO
Terça—Domingo
10H—17H30
Encerra às segundas e dias feriados.
Bilhetes
Entrada livre
Endereço
Palacete dos Viscondes de Balsemão
Praça de Carlos Alberto 71, 4050-157 Porto
GPS: 41.148946, -8.615291
Localização
Autocarro
22, 304, 305, 507, 601, 602
Metro
Trindade
Estacionamento
Carlos Alberto, Leões;
Praça de Lisboa
Eixos
SONORO
MATERIAL