Avançar
RESERVATÓRIO











RESERVATÓRIO

Localizado no Parque da Pasteleira, no espaço surpreendente e magnífico de um antigo depósito de água, o Reservatório fio reabilitado em 2017 pelos arquitetos Alexandre Alves Costa e Sérgio Fernandez e tem projeto museológico de João Mendes Ribeiro.
Abre no verão para contar a história material da cidade, das suas fundações, das suas muralhas e praças, do rio que a atravessa, das suas ruas e dos seus monumentos, da evolução da sua malha urbana e das suas sucessivas existências, pensadas e erguidas pelas mãos dos desenhadores e dos construtores.
A estação 1 revela a história da lacuna, em vez da história do preenchimento. Fragmentos e mais fragmentos são convocados para narrar momentos que indiciam existências deste e de outros tempos. Materiais de distintas épocas convivem com dispositivos audiovisuais e diferentes tipologias de imagem, para nos dar a conhecer como PortuCale, a cidade que deu nome a Portugal, se fez Porto.
Mais do que contar a história dos usos e dos costumes, o Reservatório é um lugar para abrir intervalos de tempo, convocar e intercetar a história mineral e vegetal. E deixando de ser um depósito de água, a sua vocação também não é a de ser um probo depósito de objetos, mas antes de trazer à tona a sua dimensão porosa, de infiltração e de fluxo constantes.
O Reservatório foi concebido como espaço de reserva e depósito, de investigação no campo da arqueologia da cidade, de apresentação e de mediação. Aqui, o público terá oportunidade de contactar, no sentido de tocar, com os vestígios e materialidades que testemunham a invenção da cidade, de ser iniciado in loco pelos especialistas aos segredos do passado, de ver com as mãos e com a imaginação o engenho e os desígnios dos nossos antepassados.
No Reservatório começa o eixo material do Museu da Cidade, por ser o primeiro gesto de mostrar o que se descobre nas escavações, os objetos ou pedaços de objetos que se guardam, cuidam e permanecem. Há um ciclo que também se inicia, um movimento que vai desde a terra, sondando essas camadas do solo, para regressar à terra, na última estação do mapa do MdC, Bonjóia – Extensão da Natureza, que será uma sementeira.
O Reservatório terá projeto sonoro de João Pais Filipe.
Imagens—Atlas: António Alves (MdC) e Miguel Nogueira (CMP), planta e vista de João Mendes Ribeiro.
Endereço
Rua de Gomes Eanes de Azurara, s/n
4150-362 Porto
GPS: 41.151579, -8.662588
Localização
Autocarro
200, 204, 207, 504
Jardins
Eixos
SONORO
NATUREZA
MATERIAL
LÍQUIDO