Voltar

100 anos PCP

6
BANCO DE MATERIAIS

Fotografia do primeiro 1º de Maio, 1974 Arquivo da DORP PCP

Numa parceria entre a Direção da Organização Regional do Porto do PCP e o Museu da Cidade apresentamos a exposição que assinalará os 100 anos do partido, com um conteúdo que fará a ligação da história mais geral com a história na região, na qual serão disponibilizados documentos inéditos do Arquivo.

Não é possível construir a história de Portugal do século XX e XXI sem a acção e a intervenção do PCP.
Impulsionado pelo impacto da revolução de Outubro de 1917, cada momento da sua história está estreitamente ligado àqueles que estão na base da sua formação: a classe operária e os trabalhadores.
O PCP é o único partido político português que resistiu aos 48 anos de fascismo, enfrentando com coragem a repressão do regime. Quando um militante comunista era preso, a sua principal tarefa era encontrar a melhor forma de se evadir e regressar ao combate.
Com um papel determinante na mobilização dos trabalhadores e das massas populares na luta contra o fascismo, o PCP teve igualmente uma acção decisiva no processo revolucionário, nas conquistas da revolução do 25 Abril, na consagração constitucional de amplas liberdades e direitos pelos quais o povo português lutou.
Ao longo dos últimos 47 anos, o PCP continuou a ter um papel central na evolução política do país.
No âmbito das comemorações do seu centenário, a Direcção da Organização Regional do Porto do PCP e o Museu da Cidade apresentam esta exposição que, não tendo a ambição de detalhar toda a história do partido, abre uma visão global dos principais momentos da sua vida, com uma particular incidência no distrito do Porto e no Norte do país. ​