EXPOSIÇÕES

O Museu do Porto apresenta nos seus espaços exposições temporárias e de longa duração.

O Reservatório reúne artefactos, vestígios e fragmentos encontrados em escavações arqueológicas ou recolhidos de edifícios e monumentos da cidade, e que integram as coleções municipais. No Museu Guerra Junqueiro destacam-se as artes decorativas. Expõe-se cerâmica, metal, ourivesaria, escultura, mobiliário e têxteis.

Legado, na Casa Marta Ortigão Sampaio, apresenta obras do naturalismo português de Silva Porto, Carlos Reis, Malhoa, Roque Gameiro, entre outros, e um significativo acervo de pinturas, desenhos e fotografias de Aurélia de Souza, uma das mais singulares artistas portuguesas do seu tempo. Entre as coleções apresentadas, podemos encontrar também uma importante coleção de joias de uso pessoal, peças de mobiliário de influência francesa, inglesa e indo-portuguesa e outras peças de artes decorativas.

Na Casa do Infante, o espaço museológico integra o centro interpretativo que dá a conhecer o Infante D. Henrique, percorrendo a sua iconografia até à contemporaneidade. Num segundo circuito de visita exibem-se vestígios da ocupação da Época Romana, constituída por construções dos séculos IV e V com pavimentos de mosaico, da Alfândega Régia, criada por D. Afonso IV em 1325, e da Casa da Moeda, que iniciou o seu funcionamento em 1369.

As exposições temporárias apresentam-se nos diferentes gabinetes da rede do Museu do Porto.

TEMPORÁRIAS

ABR

PARQUE DA CIDADE: COMPOSIÇÃO DA PAISAGEM

29

Parque da Cidade. Fotografia de Duarte Belo

A exposição Parque da Cidade: Composição da Paisagem da autoria de Sidónio Pardal versa sobre a estética da conceção e construção desta obra de arquitetura paisagista e sobre a experiência da sua fruição por todos os que a visitam. Neste exercício, o Museu do Porto desafiou os autores Mário Cláudio e Álvaro Domingues a trazer as suas reflexões sobre o parque e sobre os documentos históricos que registam as ideias e o trabalho que decorre ao longo de mais de um século.

Ver mais

ABR

SALA DE FUMO

01

Tiago Madaleno, «Nuvens de Fumo» (2022 - 2023). Grafite, caneta vermelha e azul sobre papel

Sala de Fumo é uma exposição da autoria de Tiago Madaleno que nos apresenta um exercício narrativo em torno do artista alemão Kurt Schwitters (1887-1948). Um ensaio que remonta a episódios passados no seu exílio durante a Segunda Guerra Mundial: primeiro na Noruega, onde pintou paisagens que vendia aos turistas, depois em Inglaterra, no Hutchinson Camp (Isle of Man), onde se refugiou na memória dessas paisagens norueguesas perdidas.

Ver mais

JAN

EUGÉNIO DE ANDRADE, A ARTE DOS VERSOS

19

Eugénio de Andrade, Porto 1964, Impressão fotográfica sobre papel, 7,1 x 9,5 cm, Museu da Cidade | Coleção Casa Eugénio de Andrade

O Museu da Cidade do Porto homenageia Eugénio de Andrade, assinalando o centenário do seu nascimento com uma exposição na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, tendo por ponto de partida o espólio manuscrito, fotográfico e editorial cedido em 2020 ao Município do Porto.
Nascido a 19 de janeiro de 1923 no Fundão, a sua obra poética atravessa mais de cinquenta anos de atividade criadora, com tradução para inúmeras línguas e vários prémios que o consagram. Morreu a 13 de junho de 2005 no Porto, cidade que o acolheu em mais de metade da sua vida.
Com esta exposição iniciamos um amplo programa que se dedica à celebração da vida e obra do autor.

Ver mais

JUN

LINHAS DO DOURO

22

© Vasco Célio/STILLS

Linhas do Douro segue o trilho do rio e dos seus afluentes, assim como das linhas ferroviárias que em tempos não muito distantes ainda permaneciam ativas, ajudando o visitante a melhor compreender o desenho do território, das circulações e migrações que nele ocorreram e ocorrem.

Ver mais

Gabinete do Tempo inaugura “Do Medalheiro Allen ao Gabinete de Numismática”

© António Alves

Ver mais

Gabinete Triplex inaugura “ENTRE NÓS”

Francisco Janes, still do filme "Dias Luz", 2021

Ver mais

LONGA DURAÇÃO

Banco de Materiais

© António Alves

Ver mais

Legado de Marta Ortigão Sampaio

© António Alves

Ver mais

Casa Guerra Junqueiro

Mesa Pelicano, Portugal, séc. XIX. Nogueira. Acervo Museu da Cidade, Casa Guerra Junqueiro

Ver mais

Casa do Infante

Casa do Infante © António Alves

Ver mais

Reservatório

© Porto.

Ver mais

ABR

METAMORFOSES: IMANÊNCIA VEGETAL, MINERAL E ANIMAL NO ESPAÇO DOMÉSTICO ROMÂNTICO

09

Leque comemorativo do Rei D. Pedro IV, China, 1822-1831. 33,30 x 57,50 cm. Acervo Museu do Porto | Museu Romântico

O Porto, cidade tantas vezes pioneira em múltiplos campos do conhecimento e do empreendedorismo, viu ser criado, em 1850, o primeiro museu público em Portugal, o Museu Municipal do Porto, que teve origem no Museu Allen, aberto em 1837. Colecionador portuense, João Allen reuniu e exibiu uma profusa coleção, bem exemplificativa do interesse emergente no século XIX em torno de esferas do conhecimento muito diversas.

Ver mais