Sítio Invisível

MARTA ORTIGÃO SAMPAIO

A Casa Marta Ortigão Sampaio é um exemplar da arquitetura dos anos 50 do século XX, marcando o início do modernismo na cidade.

O edifício, com 6 andares, foi projetado por José Carlos Loureiro para habitação de Marta Ortigão, que nunca lá chegou a viver. Situado junto ao edifício que acolheria a Escola de Música Parnaso, concebido pelo mesmo arquiteto, foi solicitado assumir a tipologia estranha para uma moradia de habitação, o que revela já a vontade da proprietária no desenho de um museu que seria, mais tarde, oferecido à cidade.

 

Salienta-se a enorme diversidade de materiais usados, alguns verdadeiramente inovadores. No exterior destacam-se o revestimento cerâmico vidrado, as persianas metálicas e a escada de acesso ao jardim. No interior somos surpreendidos pelo uso de materiais como o plástico nos corrimãos, o metal, ou os apainelados de madeira clara. Os estuques dos tetos, nas almofadas das portas, nos revestimentos de parede, de madeira ou papel, são reveladores da diversidade de materiais e formas ao longo das divisões.

O arquiteto procurou uma forte ligação entre o interior e o exterior, a casa e o jardim, sublinhando os jogos de luz através de grandes janelões e de uma clarabóia, visível nos diferentes pisos.

 

O jardim que rodeia a casa encontra-se à cota inferior à do arruamento, o que lhe confere características únicas de um retiro no centro da cidade. Composto por um lago e peças em granito, provenientes do Convento de S. Bento da Avé-Maria, adquiridas por Vasco Ortigão Sampaio em Hasta Pública, também ele mecenas dos pintores Acácio Lino, Sousa Pinto e Joaquim Lopes.

Das espécies botânicas, destacam-se um magnifico exemplar de magnólia-de-flores-grandes [Magnolia grandiflora], um cedro-do-atlas [Cedrus atlântica], um gigantesco loureiro [Laurus nobilis], um eucalipto [Corymbia ficifolia], vários exemplares de camélias [Camellia japonica], um esplêndido conjunto de bambus, uma Melaleuca [Tea tree] de notáveis dimensões e várias árvores de fruto, como laranjeiras, nespereira e nogueira.

Endereço

Rua de Nossa Senhora de Fátima, 291 / 299
4050-428 Porto
GPS: 41.159457, -8.625454
Direções

Autocarro

203, 302, 203, 302, 508

Metro

Carolina Michaëlis