Plataformas Públicas
! Dado o atual contexto pandémico, as plataformas públicas foram suspensas. Algumas atividades foram transferidas para o Gabinete Atmosférico.
QUE MUSEU DA PARA A CIDADE, QUE CIDADE PARA O MUSEU?
Dada a ampla extensão e disseminação do Museu pelo espaço da Cidade, a amplitude das épocas cobertas pelos seus edifícios e espaços verdes e a relação que pode ativar entre a sua área de ação e outras áreas do conhecimento – como o ambiente e o urbanismo, por exemplo -, o Museu pode constituir-se como uma ferramenta privilegiada para compreender a evolução da cidade, as suas lógicas e dinâmicas, a sua respiração, as suas circulações subterrâneas, ou seja, aquilo que nela é visível e aquilo que não se deixa ver.
Queremos que o MdC seja muito mais do que um espaço de representação da cidade; queremos que seja um lugar de problematização e de discussão do espaço público, um fórum onde se produz cidadania, onde ouvimos e falamos, onde fazemos escolhas.
Estas plataformas públicas assumem uma geometria variável: podem ser mesas para conversar e projetar, auditórios para ouvir e partilhar questões e assembleias abertas em forma circular para debater.
MESA
JUL
Plataforma Pública 001
Natureza-Museu
Com Eglantina Monteiro, Francisco Adão da Fonseca, João Sousa Cardoso e Nuno Faria.
02
2 JUL 2020 18:00–19:00

Os três curadores das plataformas juntam-se na Casa Tait para conversar sobre o museu-em-construção e as problemáticas que o circundam.
Em tempos de pandemia, esta gravação é um convite para assistir e partilhar comentários e questões na sequência da Ata 1 do Gabinete Atmosférico.
AUDITÓRIO
NOV
Plataforma Pública 001
Alter-Natura:
podemos ser outros
do que somos
Alastair Fuad-Luke
05
5 NOV 2020 18:00–19:00

Gravado na Casa Tait, o primeiro Auditório do Museu da Cidade propõe ouvir a perspetiva de Alastair Fuad-Like sobre as novas possibilidades de experimentação de conceitos e perspectivas tangentes à filosofia e ao design.
Em tempos de pandemia, este é um convite para assistir e partilhar comentários e questões na sequência da Ata 2 do Gabinete Atmosférico.
ver mais