CICLO DE RECITAIS — O piano romântico: 150 anos de Rachmaninoff | Carolina Frederico, Jed Barahal e Vasco Dantas

MUSEU ROMÂNTICO

Vista de Recital no Museu Romântico. Fotografia de Sérgio Rolando

Este ciclo de música de câmara é dedicado às comemorações do 150.º aniversário de Sergei Rachmaninoff (1873-1943), extraordinário compositor russo que foi também maestro e pianista virtuoso, um dos mais proeminentes na sua época.

O Piano, que foi tão profusa e magnificamente utilizado nas suas composições, é o elemento central dos quatro recitais que compõem este ciclo. Por estes recitais são ilustrados alguns dos mais variados contextos em que este instrumento foi utilizado na obra de Rachmaninoff: a solo, em duos (com violoncelo ou com violino) e em trio (com violino e violoncelo).

No último recital deste ciclo dedicado às comemorações do 150.º aniversário do nascimento de Sergei Rachmaninoff, serão apresentados dois dos mais belos trios para piano violino e violoncelo do próprio (Trio Elegíaco n.º 1 em sol menor) e ainda o belíssimo Trio n.º 1 em ré menor de Anton Arensky, outro compositor russo do período romântico.

Intérpretes — Carolina Frederico (violino), Jed Barahal (violoncelo) e Vasco Dantas (piano)

Autores e obras musicais

SERGEI RACHMANINOFF

Trio Elegíaco n.º 1 em sol menor

ANTON ARENSKY

Trio n.º 1 em ré menor, Op. 32

BILHETES

Entrada gratuita limitada à lotação do espaço.

Rua de Entre-Quintas, 220 4050-240 Porto
GPS: 41.147524, -8.627930