Voltar

O carro de bois de Monchique

1
RESERVATÓRIO

Conversa com a investigadora Teresa Soeiro sobre o achado de um carro de bois em Monchique, peça em exibição no Reservatório, e sobre as diferentes representações e memórias que este achado arqueológico evoca, dando novos significados a um objeto descartado. Trata-se de um leito (incompleto) de um veículo de tração animal com eixo móvel, encontrado na intervenção arqueológica realizada próxima da antiga margem do Douro, junto ao Convento de Monchique.
O Reservatório é a primeira estação do Museu da Cidade. A presente montagem reúne artefactos, vestígios e fragmentos encontrados em escavações ou recolhidos de edifícios e monumentos da Cidade, e que integram as coleções municipais. O espectro temporal abrangido por este conjunto de objetos vai da Época Contemporânea até ao Paleolítico, estendendo-se, assim, da História à Pré-história.

 

Teresa Soeiro é Licenciada em História na FLUP foi, desde 1981, assistente na mesma Faculdade até 1994, ano em que realizou a prova de doutoramento em Letras, na especialidade de Pré-história e Arqueologia, na qual foi aprovada por unanimidade com distinção e louvor. Professor Auxiliar desde 1994, concluiu depois a Pós-graduação em Museologia (FLUP) tendo passado, em 2002, a Professor Associado do Departamento de Ciências e Técnicas do Património. Atualmente é Investigadora integrada no CITCEM.
Participou e dirigiu inúmeras intervenções arqueológicas em diversas estações no Norte de Portugal e na Galiza, sendo autora de uma vasta obra dedicada à Arqueologia e à Etnografia, tendo também assinado trabalhos na área da museologia. Prestou assessoria técnica a diversos museus e centros interpretativos, como o Museu de Barcelos, o Museu de Penafiel – de que foi diretora científica – o Museu do Douro, bem como a programas expositivos no Centro Regional de Artes Tradicionais, Museu das Terras de Basto e mais recentemente no Museu da Cidade – Reservatório.

 

INSCRIÇÕES

Entrada livre até ao limite de 30 participantes. Todos os públicos.

 

ENDEREÇO

Parque da Pasteleira (Entrada Poente)
Rua de Gomes Eanes de Azurara, s/n
4150-362 Porto
GPS: 41.151579, -8.662588
Localização

AUTOCARRO

200, 204, 207, 504

ESTACIONAMENTO

Lugares de estacionamento gratuito.