Curso Breve #13 Eugénio de Andrade (1923—2005): breve dicionário poético

Auditório Biblioteca Municipal Almeida Garrett

Eugénio de Andrade, s.d., Museu da Cidade | Coleção Casa Eugénio de Andrade

A larga difusão da poesia de Eugénio de Andrade e a sua incontroversa qualidade fizeram dele um clássico dos nossos dias. Este curso é uma breve viagem pela sua obra poética (com eventuais incursões na prosa). Nele estarão em foco os temas essenciais da poesia eugeniana: o amor, o erotismo, a natureza, o tempo. A partir deles tentaremos elaborar um «breve dicionário», como ferramenta de leitura que permita introduzir os participantes no mundo imaginário do autor de As Mãos e os Frutos. O Curso Breve desenvolve-se todas as segundas de fevereiro entre as 18H e as 20H ao longo de 4 sessões.

1ª sessão

1. Introdução: a poesia de Eugénio de Andrade ou «uma espécie de música» (Óscar Lopes): da palavra ao poema.
2. O tema do amor nos primeiros livros.

2ª sessão

Eros/Thanatos: entre a palavra e o silêncio ou a vida contra a morte – Eros de Passagem

3ª sessão

O louvor da natureza ou um franciscanismo laico. A força metafórica dos quatro elementos.

4ª sessão

1. A palavra poética contra a irreparável fuga do tempo.
2. Conclusão: Eugénio de Andrade no contexto da poesia portuguesa da 2ª metade do século XX.

Maria João Reynaud é Professora Jubilada da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde ensinou Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea até à data da aposentação, como Professora Associada com Agregação. Tem-se debruçado sobre a poesia portuguesa contemporânea, consagrando estudos a poetas como Eugénio de Andrade, Fernando Echevarría, Albano Martins ou Fernando Guimarães. Tem uma vasta produção ensaística dispersa por publicações científicas e literárias nacionais e internacionais.

INSCRIÇÕES

Até 3 de fevereiro, valor de 7€ ou 3€ para utilizadores inscritos nas Bibliotecas Municipais do Porto e cartão Porto.

Limitado à lotação do auditório.

+ info e inscrições aqui.