#4 Júlio Dinis: Germinações e Disseminações Românticas
Orientado por Dália Dias
7, 14, 21, 28 JUN, 18H—20H (4 sessões)
7–28 JUN 2021
Auditório Biblioteca Municipal Almeida Garrett

“O Freixo perto do Porto” Joseph James Forrester.1835. Litografia 38,10 x 40,20 cm. Coleção Museu da Cidade – Extensão do Romantismo
A obra e a vida do médico Joaquim Guilherme Gomes Coelho (1839-1871), conhecido pelo seu principal pseudónimo literário, Júlio Dinis, são o foco, reencontrando uma ficção algo esquecida e menos sujeita a um olhar contemporâneo. O curso breve antecipa e prepara terreno para a programação desenvolvida em torno das facetas do autor homenageado da Feira do Livro do Porto 2021.
Ao longo das quatro sessões lança-se um convite à leitura contextualizada, capaz de alargar os horizontes interpretativos, num modelo de fruição da sua escrita, lentamente saboreado, estimulando a infinita capacidade de significação do romance do séc. XIX. Uma Família Inglesa – cenas da vida do Porto constitui a principal proposta, mas também se revisitam As Pupilas do Senhor Reitor e A Morgadinha dos Canaviais, observando a construção cuidadosa de personagens, o tempo e espaço de arquitetura rigorosa, a voz narrativa clara e o rigor descritivo que assinalam o dealbar de uma estética realista/naturalista. As relações entre a escrita, as pinturas eas esculturas coevas permitem ainda aprofundar e alargar a metáfora da germinação e disseminação românticas, entendidas enquanto promenade no território metamórfico de Proteu, diverso e fértil, predizendo um futuro que se alongará até ao nosso presente.
Dália Dias é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (1981); mestre em Literaturas Românicas Modernas e Contemporâneas, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1995) e é doutorada pela Universidade Nova de Lisboa, com a tese A Escrita Dissidente – autobiografia de Ruben A. (2004). Foi professora do quadro do ensino público secundário, entre 1987 e 2013, tendo lecionado desde 1977. Tem vasto curriculum como formadora, em áreas da Comunicação, Cultura e Literatura Portuguesa, destacando-se a sua ligação à docência nos primeiros anos da fundação do Curso de Tecnologia Audiovisual (IPPorto). Dirigiu e fundou várias organizações com intervenção na área do património e divulgação cultural, com destaque para a Universidade Sénior Douro Cultura da Foz e a Quadrante—Rotas do Património. Dinamizou vários Cursos Breves, a propósito de autores portugueses contemporâneos (Vergílio Ferreira, Jorge de Sena/Sophia de Mello Breyner, Ruben A.).
Inscrições
Até 3 de junho, valor de 7€ ou 3 € para utilizadores inscritos nas Bibliotecas Municipais do Porto. + info e inscrições aqui ou em bmp@cm-porto.pt