Deriva #13 Porto: A Cidade das Águas — entre a Quinta de Vilar das Oliveiras e a Quinta de Bonjóia

Parque das Águas — Rua Barão de Nova Sintra, 285

O Porto é a “cidade das águas”. No Romantismo, estes percursos entre a cidade e o campo eram feitos nas margens de pequenos rios e ribeiras que caracterizavam a paisagem portuense em terrenos que, com a anterior expansão da cidade para poente (1836) e o traçado da Circunvalação (1899), ficariam englobados no que hoje chamamos de Porto. Estes caminhos bucólicos eram percorridos, para além daqueles que vinham de fora para trabalhar, pelas famílias burguesas de então, como nos narra o nosso expoente do Romantismo, Camilo Castelo Branco na sua extensa obra, claramente entre a literatura e a sociologia. Nos dois sentidos, do centro para a periferia e desta para o coração dinâmico da cidade romântica, os burgueses e os “do povo” faziam seus todos estes caminhos que, felizmente hoje, se conservam e que permitem salvaguardar uma memória que tanto marcou a imagem da cidade. À semana, para trabalhar e ao fim de semana para o ócio, sempre acompanhados pelas águas e pelos vários equipamentos que foram sendo construídos, como fontes, fontanários, bicas, mananciais, lavadouros e bebedouros, eram a imagem de uma paisagem muito peculiar e, sem dúvida, única, numa urbe que, pela toponímia, seguramente deveria ser bela. Nestes percursos especiais pelos lugares da água, propomos dois trajectos dos quais este é o primeiro, na fronteira sobre o Douro entre o Bonfim e Campanhã.

Ponto de encontro: Parque das Águas — Rua Barão de Nova Sintra, 285

Mário Mesquita (Porto, 1971) é arquiteto, investigador e artista. É doutorado em Arquitetura e mestre em Planeamento e Projeto do Ambiente Urbano. É Professor Auxiliar na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, onde leciona “Projecto 5” e “Porto: Territórios e Redes da Invisibilidade”. É coordenador da Comunidade de Inovação Pedagógica da Universidade do Porto, investigador integrado no i2ADS e investigador colaborador no CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar. É investigador principal nas Águas e Energia do Porto, dirigindo o Plano Diretor do Património e responsável científico e técnico da plataforma de Informação e Interpretação do Património, Parque das Águas e do Parque Patrimonial das Águas – UNESCO/WAMU-NET. Tem obra pública nas áreas da Arquitetura, Urbanística, Design, Artes Plásticas e Artes do Espetáculo, publicações e intervenções em congressos, colóquios e outros eventos artístico-científicos nestas áreas desde 1995.

BILHETEIRA ONLINE
Nas Estações do Museu da Cidade ou no local.

2€

Cartão Porto, titulares do cartão Bibliotecas Municipais, colaboradores CMP e Empresas Municipais

1€

1,40€

Limite de 20 participantes. + info mdc.educativo@cm-porto.pt. ou (+351) 226057000.

PONTO DE ENCONTRO

Parque das Águas — Rua Barão de Nova Sintra, 285