Voltar

DIÁLOGOS ÍMPARES #13 — Arqueologia da Cerâmica Portuense

4
EXTENSÃO DO ROMANTISMO

Vista da exposição “Metamorfoses, Imanência Vegetal, Mineral e Animal no Espaço Doméstico Romântico”; Extensão do Romantismo. © Vasco Célio/STILLS

Nas épocas Moderna e Contemporânea, estabeleceu-se um importante centro produtor cerâmico nas duas localidades do curso terminal do Douro – Porto e Vila Nova de Gaia, especialmente reconhecido pela obra de “loiça fina” ou faiança. Louças, azulejos, ornamentos para arquitetura e jardim, telhas de beiral, entre outros produtos, foram amplamente produzidos e comercializados no mercado nacional e além-fronteiras, encontrando-se hoje representados em muitas coleções públicas e privadas, nacionais e estrangeiras.
A proximidade entre as cerca de quarenta unidades que aqui laboraram nos séculos XVIII e XX criou uma identidade comum no fabrico de ambas as margens, sendo difícil distinguir as produções, sobretudo nos exemplares sem marca. Nas últimas décadas, fruto das intensas operações urbanísticas, alguns dos espaços ocupados por esta indústria têm vindo a ser objeto de trabalhos arqueológicos, proporcionando novos olhares e contributos para o estudo da “cerâmica portuense”.

 

Laura Sousa nasceu no Porto em 1978, cidade onde viveu até 2007. Licenciada em História – variante Arqueologia (2002) e Mestre em Arqueologia (2013) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto com a dissertação A Fábrica de Louça de Santo António de Vale de Piedade, em Gaia: arquitetura, espaços e produção semi-industrial oitocentista, orientada pela Professora Doutora Teresa Soeiro. Frequentou, também, estudos superiores em Filosofia, Museologia e Património Cultural. Em 2018, concluiu a parte curricular do curso de doutoramento em Estudos do Património – Área de Especialização Arqueologia, na mesma faculdade, com a aprovação do projeto de tese Arqueologia da Cerâmica Portuense. Atualmente é técnica superior arqueóloga do Departamento Municipal de Gestão do Património Cultural da Câmara Municipal do Porto, tendo exercido atividade profissional na Câmara Municipal de Penafiel/Museu Municipal (2008-2016) e em regime liberal (2002-2008).

 

Inscrições

A participação é gratuita e requer inscrição prévia através de preenchimento de formulário. Mais informações através do email mdc.educativo@cm-porto.pt ou (+351) 226057000.
Limite de 40 participantes.

 

ENDEREÇO

Rua de Entre-Quintas, 220 4050-240 PortoLocalização

AUTOCARRO

200, 201, 207, 208, 300, 301, 302, 303, 501, 507, 601, 602, 801

ESTACIONAMENTO

Palácio de Cristal