Voltar

DIÁLOGOS ÍMPARES #15 — A Imaginação Melodramática e o Cinema

4
EXTENSÃO DO ROMANTISMO

Sala "Animais como Retratos de Príncipes", montagem "Metamorfoses", Extensão do Romantismo, ilustração de Daniel Silvestre

Quando Peter Brooks deu sinal das transformações no teatro do século XIX, ele chamou a essa mudança a invenção da imaginação melodramática. Muito dos estudos de cinema fundam a estrutura narrativa clássica nessa imaginação, que teve o seu pico no melodrama familiar americano, nos anos 1940 e 50. Fruto de muitas reconfigurações, o melodrama é um modelo particular de abordagem dramática também no cinema contemporâneo, lidando com as estruturas de poder a partir da família e das relações românticas. Autores como Christian Petzold, João Canijo ou Lucrecia Martel são devedores dessa tradição, mesmo que adotem modelos formais distintos. Dialogando com expressões do romantismo expostas na Extensão do Romantismo do Museu da Cidade, procurar-se-á revelar as formas como o cinema também participa dessas expressões.

 

Daniel Ribas é investigador, programador e crítico de cinema. É Professor Auxiliar na Escola de Artes da Universidade Católica Portuguesa, onde coordena o Mestrado em Cinema. É Diretor do CITAR – Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes. Foi curador de vários programas de filmes, nomeadamente para o Porto/Post/Doc IFF, no qual foi membro da Direção Artística entre 2016 e 2018. É atualmente programador do Curtas Vila do Conde IFF e do Batalha Centro de Cinema. Doutorado em Estudos Culturais pelas Universidades de Aveiro e Minho, escreve sobre cinema português, cinema contemporâneo e experimental.

 

Inscrições

A participação é gratuita e requer inscrição prévia através de preenchimento de formulário. Mais informações através do email mdc.educativo@cm-porto.pt ou (+351) 226057000.
Limite de 40 participantes.

 

ENDEREÇO

Rua de Entre-Quintas, 220 4050-240 PortoLocalização

AUTOCARRO

200, 201, 207, 208, 300, 301, 302, 303, 501, 507, 601, 602, 801

ESTACIONAMENTO

Palácio de Cristal