Voltar

DIÁLOGOS ÍMPARES #6 — Além do Grand Tour: Portugal exótico e pitoresco

4
EXTENSÃO DO ROMANTISMO

Mesa de biblioteca de João Allen, Autor desconhecido, 1830. © Stills I Vasco Célio

Os estrangeiros que visitaram Portugal entre as últimas décadas do século XVIII e os finais do século XIX, e que escreveram ou registaram imagens sobre o país, foram essencialmente viajantes, artistas, escritores, poetas, diplomatas e militares.
Embora não estivesse incluído nos países habituais do Grand Tour, (França, Itália, Países Baixos e Alemanha), roteiro preferido para complemento da educação ou pelo prazer diletante de viajar, Portugal atraía os visitantes. A expectativa de encontrar algo de primitivo e exótico na paisagem monumental portuguesa configura-se como uma das principais motivações destas viagens a Portugal.

 

Lúcia Rosas é professora Catedrática (Departamento de Ciências e Técnicas do Património/Faculdade de Letras da Universidade do Porto). Coordenadora do Grupo de Investigação Património Material e Imaterial do CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» – Unidade I&D da Fundação para a Ciência e a Tecnologia). Cocoordenadora da equipa do Projeto: Enciclopédia do Românico em Portugal, Fundación Santa María la Real del Patrimonio Historico (2020-2022). Membro representante das Universidades Portuguesas no Grupo de Trabalho para acompanhamento das candidaturas à Lista do Património Mundial, Cultural e Natural (GTPM) da Comissão Nacional da Unesco – Portugal. Áreas de investigação: História da Arte e Arquitetura Medieval (espaço e liturgia, estudos da imagem); Estudos de Património e Restauro.

Inscrições

A participação é gratuita e requer inscrição prévia através do formulário.
Limite de 40 participantes + info mdc.educativo@cm-porto.pt. ou (+351) 226057000.

 

ENDEREÇO

Rua de Entre-Quintas, 220 4050-240 PortoLocalização

AUTOCARRO

200, 201, 207, 208, 300, 301, 302, 303, 501, 507, 601, 602, 801

ESTACIONAMENTO

Palácio de Cristal