Voltar

Inventário #12 — Escutar imagens, escrever ecos

2
CASA MARTA ORTIGÃO SAMPAIO

Neste encontro percorreremos a Casa Marta Ortigão Sampaio e mais atentamente as memórias e imagens de Aurélia e Sofia de Souza e a partir delas, por elas, e para elas escreveremos de forma livre e imaginativa, tentando aflorar destas pinturas, desenhos,  objetos e espaços as narrativas possíveis, os universos evocados, exercitando uma escrita entre a imaginação e a sensação, complemento ao entendimento e relação com a obra plástica muito para além do exercício racional da História e da crítica. Escrever juntos:  um laboratório temporário de recolha de imaginários e afinidades, onde a única coisa que interessa verdadeiramente não é a técnica da escrita, o saber escrever, mas o querer lançar-se nessa aventura de tentar “escutar imagens”.

 

Marta Bernardes (Porto 1983) é licenciada em Belas-Artes pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e Mestre em Filosofia da Cultura e Psicanálise pela Universidad Complutense de Madrid. Desenvolveu um trabalho de Doutoramento em torno da Voz como figura ontológica do pensamento ocidental, na mesma universidade. Trabalha como poeta, artista visual, teatral, performativa e musical desde 2005. O seu trabalho como artista oscila sempre entre a palavra escrita, o desenho, a cena e a potência da oralidade. Atualmente é Gestora de Projetos Educativos do Museu Da Cidade do Porto.

 

INVENTÁRIO
Inventário participado de ruas, edifícios, lugares, obras de arte pública, da cidade. Ler as ruas, lugares e edifícios, conduzir o olhar, olhar de outras formas e documentar, a partir de registos fotográficos, gráficos, escritos, os elementos observados. Acontece no último sábado de cada mês, às 15H.

 

INSCRIÇÕES

A participação na atividade é gratuita. Inscrições através do preenchimento do formulário. Limite de 20 participantes. + info mdc.educativo@cm-porto.pt. ou (+351) 226057000.

ENDEREÇO

Rua de Nossa Senhora de Fátima, 299
4050-428 Porto
GPS: 41.159457, -8.625454
Localização

AUTOCARRO

203, 302, 203, 302, 508

METRO

Carolina Michaëlis

ESTACIONAMENTO

Casa da Música