Voltar

O SOM E A PALAVRA AOS JOVENS PIANISTAS #6

4
EXTENSÃO DO ROMANTISMO

O pianista Vasco Dantas Rocha encerra o ciclo com chave de ouro, e é caracterizado pela crítica desta forma: “Pianista raro pela sua grande generosidade e força emotiva, Vasco Dantas caracteriza-se pela intensidade e doçura simultaneamente consignadas nas suas interpretações” © Jornal Düren, Alemanha. É um artista com uma pródiga carreira nacional e internacional, a qual inclui gravações a solo, atuações em grandes salas internacionais, entre outras marcas de prestígio que nos deixam igualmente orgulhosos de ser Portugueses.
Será apresentado um repertório de sua livre eleição, que provocará o espanto e deslumbramento no público presente, marca de excelência desta programação, com Fados ao piano de Rey Colaço, entre outras obras de Schumann e transcrições para piano de Carl Reinecke.

 

INTÉRPRETE
Vasco Dantas Rocha

 

AUTOR E OBRA MUSICAL
Robert Schumann (1810-1856)
Cenas Infantis, op.15 [1838; c.17min.]
1. De Povos e Terras Distantes (Von fremden Ländernund Menschen)
2. História Curiosa (Kuriose Geschichte)
3. Cabra Cega (Hasche-Mann)
4. Criança que Suplica (Bittendes Kind)
5. Felicidade Plena (Glückes genug)
6. Acontecimento Sério (Wichtige Begebenheit)
7. Sonho (Träumerei)
8. À Lareira (Am Kamin)
9. Cavalinho de Madeira (Ritter vom Steckenpferd)
10. Um Pouco Sério (Fast zu ernst)
11. Fazer Medo (Fürchtenmachen)
12. A Criança Adormece (Kind im Einschlummern)
13. O Poeta Fala (Der Dichter spricht)

 

AUTOR E OBRA MUSICAL
Carl Reinecke (1824–1910)
Transcrições de Canções de Schumann: [c.13min.]
– A Nogueira (Der Nussbaum), Allegretto
– Dedicatória (Widmung), Allegro animato
– Canção de um Ferreiro (Lied eines Schmiedes), Moltomoderato

 

AUTOR E OBRA MUSICAL
Alexandre Rey Colaço (1854-1928)
Fados para Piano [1895; c.10min.]
Nº4 Corrido, Allegretto
Nº7 Tenho fome não de pão, Allegretto
Nº8 Molto lento

 

“Creio que nunca perdoarei o que me fez esta música” 
In Jorge de Sena La Cathédrale Engloutie, de Debussy, 1968 

Este ciclo surge com o objetivo de dar a ouvir a solo na Extensão do Romantismo do Museu da Cidade, seis jovens pianistas portugueses, de excelência performativa e comprovado valor artístico igualmente ilustrado em palcos internacionais. Ao longo de todo o mês de novembro e na primeira quinzena de dezembro de 2022, todos os sábados às 17h30, no Salão da Extensão do Romantismo terão a ocasião de presenciar belíssimos momentos musicais no piano Franz Arnold que pertenceu a Guilhermina Suggia (adquirido pela autarquia em 2017), e/ou no Collard & Collard, o excelente piano de sonoridade única e inesperada, também da coleção do Museu da Cidade.
Segue-se uma breve conversa com todos os artistas, moderada pela pianista e programadora Sofia Lourenço. Será o momento da palavra, após momentos de maravilhosos sons ao piano.

 

Sofia Lourenço tem sido responsável por uma série de importantes contribuições discográficas para o Património Musical Português. Editou com as mais elogiosas críticas nas revistas Diapason d’Or 2016 e Pianiste C 2016, o CD Portuguese Piano Music: Daddi / Viana da Mota pela editora Naxos/ série Grand Piano. Tem uma carreira ativa como performer em Portugal e no estrangeiro (apresentou-se a solo na China continental no Shangai Oriental Art Center (SHOAC), 2018, e também com Música Portuguesa no Art Link Belgrade Music Festival, 2019. Com várias gravações editadas, são de salientar em 1999 Contemporary Portuguese Compositors: Music for Piano Solo, em 2002 “Estudos e Toccatas” de Carlos Seixas e Domingos Bomtempo, em 2008, “Porto Romântico: Mazurkas e Romanzas”, recentemente reeditado em dezembro de 2019 (SL001) e, por fim, em 2012 o “Duo pour une Pianiste (ou Huit esquisses en duo pour un pianiste)”, para Disklavier, por Jean-Claude Risset (1938- 2016) numa estreia mundial dedicada a ela. É professora de piano na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto desde 1991. Completou o grau Doutor em Música e Musicologia na Universidade de Évora em 2005 sob a orientação de Rui Vieira Nery e Ulrich Mahlert. Desde 2007, é membro do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes – CITAR, da Universidade Católica Portuguesa onde concluiu os seus estudos de Pós-Doutoramento em Música e Musicologia Sistemática. Desde 2017 é membro integrado do grupo de investigação em Estudos Históricos e Culturais em Música do INET-MD (Universidade Nova de Lisboa, Portugal). Atuou como solista ao piano e organizadora (em colaboração com Pedro Monteiro) de setembro de 2021 a março de 2022 em 7 sessões do ciclo “MÚSICA E ROMANTISMO” da Extensão do Romantismo do Museu da Cidade, no Porto.

 

BILHETES

BILHETEIRA ONLINE
Nas Estações do Museu da Cidade ou no local.

 

Entrada
4€

 

Cartão Porto., Titulares do cartão de Bibliotecas, Colaboradores da CMP e Empresas Municipais
2€

 

Estudantes
2,80€

 

Lotação total
40 lugares