Voltar

Um Guia Imaginário para Nenhures: Ilustração de transparências e impressão em cianotipia

Gabinete Gráfico — Biblioteca Municipal Almeida Garrett

Partindo do imaginário de colagens de gravuras do Guide de la France Mystérieuse e sob o efeito alquímico dos ambientes sonoros da Rádio Sonoplasmática, surge o convite para desenhar/compor um guia imaginado para nenhures, onde tudo se perde e tudo se encontra, que será impresso em cianotipia.

 

Rui Silva (Porto, 1981) trabalha como designer gráfico desde 2005 no projeto www.alfaiataria.org, um espaço de corte-e-cose gráfico situado entre o Porto e Lisboa. Desde 2007 que tem o prazer de desenhar livros, colaborando regularmente com editoras como a Antígona, a Orfeu Negro e a Dafne. Em 2016 aderiu ao paradigma das materialidades por um período de quatro anos — renovável por tempo indeterminado — e em 2018 inicia um pequeno laboratório de publicação, o Gabinete Paratextual, associado ao Doutoramento em Materialidades de Literatura que está em fase de conclusão com a tese: «A condição de ser livro. A publicação como prática artística e o livro como artefacto».

 

Ruca Bourbon a.k.a. Doutor Urânio, nascido na Póvoa de Varzim, licenciado na Faculdade de Belas artes do Porto e sediado nesta cidade, explora o fragmento, o desperdício e o obscuro recombinando-os em múltiplos formatos, tais como a fotomontagem, a assemblage, a instalação ou a colagem sonora.
Para além da função de galerista no Atelier Logicofobista, estes são alguns dos seus projectos mais recentes: a instalação documental ‘Criptoporto’ selecionado para o Anuário 2019 , Porto; O programa sonoro ‘Rádio Sonoplasmática’ neste momento em colaboração com a Rádio Estação, Museu da Cidade, Porto; O espetáculo DJing/Performance ‘Dj Urânio & Mc Sissi’ tendo atuado no evento Serralves em Festa, 2019 Porto. Ilustração para o livro Kitsch, Fritz Karpfen, editora Antígona, 2017; Participação na exposição ARARA, Galeria ZDB, 2018 Lisboa; ‘O espetador como obra de arte’ Vídeo para a Galeria
Dentro, 2021, Porto; Intalação “Centro Histórico-Imaginário” em residência artística no Festival Encontrarte, Amares, 2021

 

Inscrições

A participação na atividade é gratuita e requer inscrição prévia através do formulário.
Limite de 8 participantes.

+ info mdc.educativo@cm-porto.pt. ou (+351) 226057000.