Voltar

Resgate #12 — Este ano, a fava ‘calhou-me’ a mim!

12
CASA DO INFANTE

Sem perder de vista as palavras de José Tolentino de Mendonça, seria triste constatar que a nossa mesa de Natal foi afinal uma oportunidade perdida, porque a abundância dos alimentos acabou por agravar a fome de afeto e de sentido que trazemos, todo o ano, connosco, o desafio deste resgate é olhar o Natal através da(s) Ceia(s) de Consoada retratadas pela literatura portuguesa. Numa doce viagem, recuaremos ao tempo em que o bolo-rei ganhou lugar à mesa em Portugal e, em particular, no Porto.

 

Daniela Fernandes é geógrafa de formação, tendo sido através cartografia antiga que chegou ao mundo dos arquivos. Foi docente na Universidade Fernando Pessoa. Trabalha como arquivista no Arquivo Municipal do Porto há cerca de 15 anos.

 

Resgate
Através do resgate da documentação das estações do Museu da Cidade propomos ampliar o entendimento das alterações experimentadas ao longo dos tempos. Acontece a cada terceira quinta-feira do mês, e tem entrada gratuita, mediante inscrição.

 

Inscrições

A participação na atividade é gratuita e requer inscrição prévia através de formulário. Limite de 70 participantes. + info mdc.educativo@cm-porto.pt. ou (+351) 226057000.

ENDEREÇO

Rua da Alfândega, 10
4050-029 Porto
Direções

AUTOCARRO

500, 900, 901, 906, ZM, ZR, 1

METRO

S. Bento

ESTACIONAMENTO

Praça do Infante D. Henrique