Sete Pecados à Tardinha — Gula

BIBLIOTECA MUNICIPAL ALMEIDA GARRETT

O ciclo de conversas Sete Pecados à Tardinha, nascido da vontade de criar um espaço de discussão multidisciplinar e informal em torno do conceito de “pecado”, pretende explorar as suas dimensões simbólicas, históricas, religiosas, culturais, científicas e sociais.

Partindo dos sete pecados mortais, tais como foram fixados por Tomás de Aquino na sua Summa Theologica – Ira, Avareza, Gula, Luxúria, Preguiça, Soberba e Inveja – o ciclo promoverá uma conversa sobre cada um destes pecados, com a participação de artistas, autores, cientistas, desportistas e outras personagens de relevo na sociedade portuguesa que possam contribuir com um ponto de vista único, informado e enriquecedor para o debate.

Rosa Alice Branco é poeta, ensaísta, investigadora, tradutora e curadora cultural. Tem um Doutoramento e Mestrado em Filosofia Contemporânea, pela Universidade Nova de Lisboa, orientada pelo Professor Fernando Gil. É membro da Unidade de Investigação ID+ (Instituto de Design, Media e Cultura), sediada nas Universidades de Aveiro e do Porto, e da ESAD Idea, sediada em Matosinhos, Porto. Dedica-se à investigação nas áreas de Neuropsicologia da Percepção e Estética, assim como em Psicologia do Ambiente, incluindo a Fenomenologia do Habitar e a Sustentabilidade Territorial, tendo 3 livros de ensaio publicados em Portugal sobre a Percepção na natureza e nas artes: e, no Brasil, A condição secreta do visível. Tem 12 livros de Poesia publicados em Portugal. A autora tem também livros de poemas publicados nos USA, em Itália, Brasil, Suíça, Luxemburgo, Québec, Tunísia, Espanha, Venezuela (obra reunida) e Córsega, além de poemas publicados em Revistas e Antologias, em quase todas as línguas. O seu livro de poemas Cattle of the Lord foi publicado nos USA pela Mlkweed editions, tendo sido considerado, pela Chicago Review of Books, um dos 12 melhores livros de Poesia de 2016, o que lhe valeu uma digressão com leituras e debates em várias universidades dos USA, em 2018. Neste mesmo ano, o seu livro de poemas Traçar um nome no coração do branco é publicado pela editora Assírio & Alvim. O seu novo livro de Poesia Amor Cão e outras palavras que não adestram saiu, também pela Assírio/Alvim, em Fevereiro de 2022. Neste ano, saiu, igualmente, o ensaio de divulgação As Cores das coisas: viagem pela natureza e pelos objectos, publicado pela editora Contraponto, chancela da Bertrand Círculo.

Rui Paula revelou desde cedo o gosto pela cozinha, que foi desenvolvendo com paixão e originalidade, sem nunca perder a ligação com as tradições. Em 1994, abriu o seu primeiro restaurante, Cêpa Torta, em Alijó, que manteve até 2010. Abriu em 2014 a Casa de Chá da Boa Nova, considerado monumento nacional desde 2011 e distinguido com duas estrelas Michelin. Venceu o prémio Chef do Ano 2020, do guia Boa Cama Boa Mesa do jornal Expresso, e foi nomeado para o The Best Chef Awards 2021.

Nuno Camarneiro é doutorado em Ciência Aplicada ao Património Cultural. Em 2012 venceu o Prémio Leya com o romance Debaixo de Algum Céu.

BILHETES

Entrada gratuita limitada à lotação do auditório.

Jardins do Palácio de Cristal
Rua de Dom Manuel II