Voltar

Visita Focada — O livro impresso ilustrado "Historia naturalis Brasiliae…"

13
BIBLIOTECA SONORA

Representando um dos mais completos estudos na área das Ciências Naturais no que diz respeito à realidade brasileira, o livro Historia Naturalis Brasiliae… é o resultado, entre outros contributos, da viagem de Willem Pies pelo nordeste do Brasil entre 1637 e 1644. Magnificamente ilustrada e colorida à mão, esta obra surge como a principal referência à fauna e flora brasileiras deste período. Nesta visita focada faremos uma breve viagem por um dos tesouros da Biblioteca Pública Municipal do Porto, abordando a história bibliográfica da publicação e fazendo uma breve incursão nos domínios do mecenato, edição e impressão do século XVII.

 

Júlio Costa nasceu no Porto em 1965. É licenciado em História, pós-graduado em Ciências Documentais pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e mestre em Gestão de Informação pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. É Técnico Superior na Biblioteca Pública Municipal do Porto e colaborador no CITCEM, unidade de I&D sediada na FLUP. As suas áreas de interesse e investigação centram-se presentemente sobre história do livro (ênfase sobre livro antigo científico-médico), inventários e catálogos de ‘livrarias’ na Época Moderna e história das ciências, sendo autor de vários estudos e artigos publicados em livros e revistas nacionais e internacionais.

 

As Visitas Focadas são orientadas pelos monitores do Museu da Cidade e incidem, de uma forma especial, num tema, numa tipologia de objetos, numa técnica, convidando a conhecer em profundidade um pequeno número de objetos de uma das estações.

 

Inscrições

A participação na atividade é gratuita e requer inscrição prévia através do formulário. Lotação limitada à capacidade do espaço. + info mdc.educativo@cm-porto.pt. ou (+351) 226057000.

Endereço

Biblioteca Pública Municipal do Porto
Rua de D. João IV, 2. 4049-017 Porto

Autocarro

22, 207, 303, 400, 904, 905, ZH, 202, 207, 303, 400, 500, 900, 901, 904, 905, 906, ZH

Metro

24 de Agosto
São Bento

Estacionamento

Dom João I