Voltar

Curso Breve—100 anos de PCP
(3ª sessão)

Download

Online

Primeiro manifesto do PCP (1921), Torre do Tombo: https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4482255.

Desde 1921 que o Partido Comunista Português constrói uma história ligada à luta do povo pela liberdade e a democracia. O Museu da Cidade assinala os 100 anos desse legado, numa parceria com a Direção da Organização Regional do Porto do PCP, através de uma exposição PCP 100 anos no novo Triplex e de um programa satélite que inclui Panfletarismo, no novo Gabinete Gráfico.

 

Na inevitabilidade de adiarmos estas atividades, mantemos o Curso Breve—100 anos de História do PCP, agora em formato online, desenvolvido no contexto das Bibliotecas Municipais do Porto e com a orientação de José Manuel Lopes Cordeiro. Propõe-se uma abordagem histórica da atuação da mais antiga formação política em atividade em Portugal, desde a fundação à atualidade. Entre os momentos mais marcantes, serão abordados os anos da fundação, a reorganização de 1940-41, a sua posição perante as transformações sociais e políticas da década de 1960, ou a sua atuação no pós 25 de Abril, durante o denominado PREC – Processo Revolucionário em Curso.

 

José Manuel Lopes Cordeiro é natural do Porto, licenciado e doutorado em História Contemporânea pela Universidade do Minho, onde exerce funções docentes. Foi fundador do Projecto do Museu da Indústria do Porto. É o Representante Nacional do TICCIH – The International Committee for the Conservation of the Industrial Heritage, organismo consultor da UNESCO/ICOMOS para o património industrial, e Presidente da APPI – Associação Portuguesa para o Património Industrial. É também director da revista Arqueologia Industrial. Tem inúmeros artigos e livros publicados nas áreas do património e arqueologia industrial, assim como da história económica e política contemporânea.

 

As inscrições têm o valor de 7€ ou 3 € para utilizadores inscritos nas Bibliotecas Municipais do Porto. + info e inscrições: bmp@cm-porto.pt