Sítio Invisível

Voltar

Tulipeiro da Virgínia

3
CASA TAIT

© Antonio Alves

O Tulipeiro da Virgínia é uma árvore classificada com uma mutação genética silenciosa, a um ritmo 2000 vezes mais lento do que no ser humano. Merece uma observação atenta. Esta árvore leva-nos numa viagem até o início da evolução deste grupo de plantas, de nome técnico liriodendrun tulipifera, originária do Leste e Centro dos Estados Unidos. Esta sessão propõe-nos múltiplos panoramas de observação entre o desenho do jardim onde se encontra esta árvore centenária, e a barra sobre o rio Douro.

 

Convidados

José Franco

Engenheiro Agrónomo, é Técnico Superior na Divisão Municipal de Estrutura Verde da Câmara Municipal do Porto, onde assume entre outras atribuições, a gestão dos espaços verdes de duas das Zonas Operacionais da Cidade. Frequenta o mestrado em Arquitetura Paisagista da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com investigação nas temáticas do arvoredo urbano, espaços verdes e paisagismo.

 

Arnaldina Riesenberger

Engenheira Civil, é Técnica Superior do Departamento Municipal de Planeamento Gestão Ambiental. Licenciada e Mestre em História Contemporânea, com a tese “Famílias estrangeiras no Porto do séc. XIX”. Responsável pelo Ciclo Cultural dos Cemitérios do Porto, pela divulgação e preservação do património cemiterial.